Fernando Teotónio foi o grande vencedor do Rali de Tábua e Oliveira do Hospital, a segunda prova do Campeonato Centro de Ralis, que foi organizada pela Escuderia Castelo Branco e o MK Mákinas e que decorreu no passado fim-de-semana, 6 e 7 de abril..
Depois de uma manhã dedicada a verificações documentais e técnicas, as equipas deslocaram-se até Oliveira do Hospital. No Salão Nobre do Município oliveirense realizou-se um briefing de segurança, onde a organização prestou uma homenagem ao Fernando Peres pelo seu 250º rali.
Atrás do recinto da feira da cidade decorreu a Street Stage onde a chuva deu tréguas. Após a passagem do último concorrente decorreu uma demonstração de UTV´s numa iniciativa da NN Motos e da Hill Star Events, onde Nuno Nunes e Filipe Pinto “passearam” alguns convidados para percorrerem os cerca de 2 quilómetros da Street Stage.
O rali contou com uma especial citadina em Oliveira do Hospital e uma super especial noturna em Tábua. Esta prova também foi pontuável para o Desafio Kumho Terra. À partida desta prova, André Cabeças era o líder com sete pontos de vantagem sobre Fernando Teotónio. e Gonçalo Figueiroa era terceiro.
Com uma lista de 40 pilotos inscritos, era evidente a ausência do líder do campeonato, André Cabeças. Assim, Fernando Teotónio tinha a oportunidade de passar para a frente do campeonato. António Dias também participou neste rali, mas a sua classificação não contava para o Campeonato Centro. O piloto do Skoda Fabia R5 teve uma falha mecânica e não conseguiu terminar o rali.
Fernando Teotónio (Mitsubishi Lancer Evo IX) com a possibilidade de saltar para a frente do campeonato não facilitou. O seu rival mais próximo foi Fernando Peres (Mitsubishi Lancer Evo IX) que, apesar de uma penalização na segunda passagem pela especial de Tábua, recuperou e chegou ao segundo lugar. Na terceira posição seguia Armando Carvalho (Mitsubishi Lancer Evo V).
À partida para as especiais da tarde, Fernando Teotónio tinha uma vantagem de cerca de um minuto sobre Fernando Peres. O ex-campeão nacional teve problemas mecânicos na primeira classificativa, acabando por desistir. Assim, Armando Carvalho herdava a segunda posição. No terceiro lugar estava agora Luís Mota (Mitsubishi Lancer Evo VI). Mais nada aconteceu e Fernando Teotónio garantiu a primeira vitória da época no Campeonato Centro de Ralis.
No Desafio Khumo Terra, Teotónio também foi o vencedor, seguido de Armando Carvalho. No lugar mais baixo do pódio ficou Carlos Valentim (Mitsubishi Lancer VIII MR).
A próxima prova do Campeonato Centro de Ralis realiza-se a 13 de julho com o Rali CAMG, organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande.
Fonte: AutoSport e Nuno Dinis
Fotos: Nuno Dinis