Site icon Rádio Boa Nova

Feira do Porco e do Enchido volta a animar Meruge

Foi dado o pontapé de saída para a 14ª edição da Feira do Porco e do Enchido de Meruge, que decorre dia 13 de Novembro no emblemático cenário da Laje Grande e Terreiro do Santo.

Este ano, a Feira surge com algumas novidades, como a “Tenda das mil Artes” o espaço dedicado às crianças e a homenagem ao Cante Alentejano, com o grupo “Quatro Cantos” de Beja. Cerca de uma centena de expositores vão voltar a dar vida à Feira destinada à valorização dos produtos locais, os enchidos, e a prestar homenagem aos homens e mulheres- porqueiros – que foram determinantes no desenvolvimento económico da freguesia. Aqui as vertentes gastronómicas e cultural são fatores determinantes para o sucesso da Feira, com as iguarias da região e as recriações históricas protagonizadas pelo Grupo Vivarte, este ano alusivas ao tema “Há Piratas na Serra” e “Acusações contra o Padre Zé pelo Desaparecimento da Imagem de santa Catarina e como tudo se resolveu a Contento de Todos”.

A Feira do Porco e do Enchido e de Meruge é organizada pela Junta de Freguesia  e Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, com o apoio do município, ADI e outras entidades. Ontem, em dia de apresentação do certame, no cenário do forno comunitário, João Abreu, presidente da ADSCV disse tratar-se de uma “feira única” que acontece num “cenário único que empresta à feira uma autenticidade e particularidade diferenciadora”. “É também a única iniciativa que se realiza na Beira Serra com esta designação”, referiu.

Na organização da Feira do Porco e do Enchido também a ADI volta a ser parceira, considerando José Francisco Rolo estar diante de uma feira que é um exemplo do que é a “aposta no turismo de natureza, de experiências e de gastronomia”. Para o presidente da ADI a Feira do Porco é “uma marca” que a freguesia conquistou e que permite ao concelho atrair “muitos turistas”.

Às portas de mais uma edição, Graça Silva, vereadora do Município de Oliveira do Hospital está certa do sucesso da feira, que voltará a “atrair centenas de visitantes”. Agradada com o novo espaço pensado para as crianças, a responsável regista o envolvimento de todos os parceiros da Feira do Porco e do Enchido. Espera é que o tempo “esteja a favor” para “se poder fazer uma ótima feira”.

 

Exit mobile version