A Feira do Porco e do Enchido regressa a Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, nos dias 12 e 13 de novembro.
Pela sua genuinidade, pureza cultural e paisagística, a Feira do Porco e do Enchido afirmou-se nestes anos de sucessos, como o mais vernáculo e atrativo cartaz etno/lúdico/gastronómico da Beira-Serra.
Gastronomia típica genuína (Arroz de Suã, Torresmos na Caçoila com Batata à Racha, Porco no Espeto, Feijoada à Moda de Nogueirinha). Música Etnográfica, diversa e original (“Bardoada”, Gaitas de Foles e Bombos, Borguinha e as suas Concertinas, com cantares aos desafio, GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, Fanfarra Caústica, Música Andina, Zambizarra).
Teatro de rua histórico, pelos Almanach (os Lusitanos, lutam com as Legiões Romanas, em plena Feira). Espaço Criança (pinturas faciais, jogos, Passeios de Burro). Artesanato de todo o País, com fabrico ao vivo. Mostra do Porco Bísaro com ninhadas de leitões. Magusto na Caruma, regado com Jeropiga caseira. No Forno Comunitário, a sair quentinhas: Broa e Trigamilhos, Bôlas de Bacalhau, Bôlas de Carne e Bôlas de Sardinha.
Na Feira diversidade e quantidade de Chouriças de Carne e de Bofes, Morcelas de Sangue, Farinheiras, Alheiras, Presuntos Curados. Casa do Sal, com variedades de sal para todos os cozinhados. Mercado da Agricultura Familiar (nozes, avelãs, pinhões, castanhas, frutas e produtos da terra).
Jogos Tradicionais, com animação dos “Toca a Jogar”; Amola Tesouras – com a sua bicicteta típica. Venda de Carne, para torresmos e assaduras (disponibilização das Caçoilas e dos assadores). No Museu Etnográfico a Exposição: “As Profissões dos Nossos Avós, Preservadas por Nós.
Animação permanente do espaço da Feira e tudo o mais que pode descobrir com a visita à Feira do Porco e Enchido, que se vai realizar nos dias 12 e 13 de Novembro, comemorando a sua 19ª edição.