Site icon Rádio Boa Nova

Feira do Porco e do Enchido anima Meruge no próximo domingo

A Feira do Porco e do Enchido promete voltar a animar a freguesia de Meruge no próximo domingo, dia 12 de novembro.

Pese embora a tragédia que se abateu sobre o concelho, a Junta de Freguesia não hesita em avançar com a realização do certame  porque “é tempo de nos reerguermos”.

“Temos que olhar o futuro com esperança”, assim entende o presidente da Junta de Freguesia de Meruge, que de modo nenhum quer deixar cair a Feira que vai na 15ª edição e é já um certame enraizado, quer no concelho quer na região. Em Meruge a paisagem negra não permite tirar da memória o fatídico dia, mas ainda emocionado, Aníbal Correia nota que “já houve tempo de chorar”.

O incêndio também destruiu o material que assegurava a logística do certame, num prejuízo a rondar os 10 mil euros, e alguns dos expositores habituais não vão marcar presença por também terem sido afetados pelo fogo e ainda não terem tido tempo de se recompor. Ainda assim, o espírito é de dar continuidade ao certame. Algum do material necessário já foi adquirido pela Junta de Freguesia e o sentimento é de que a Feira tem pernas para andar.

Tal como há 15 anos, a Feira do Porco e do Enchido, que tem como palco a Lage Grande e o Terreiro do Santo, mantém o propósito de homenagear os negociantes de carne de porco e produtores do fumeiro regional, que “foram importantes para o desenvolvimento da economia” na freguesia. “Alguns já desapareceram”, lamenta Aníbal Correia, destacando a importância da empresa de inserção criada no seio da Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, que tem contribuído para preservação dos saberes e sabores do fumeiro tradicional. O autarca destaca ainda o facto de na freguesua cerca de “meia dúzia de pessoas” continuarem a investir neste negócio e a “fazer desta a atividade principal”.

A par da promoção dos produtos de fumeiro e outras iguarias da região, assim como o artesanato e a gastronomia beirã, a Feira do Porco tem em vista a “valorização da freguesia e do concelho”. Um desiderato que tem sido alcançado, ano após ano, com o certame a atrair milhares de visitantes do concelho e da região. Para isso, refere o autarca, tem contribuído o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

O grupo Vivarte volta a animar o certame, desta vez com uma representação alusiva a “João Brandão”. Os “Bombos e Adufeiras do Paúl”, Covilhã, o “Grupo de Concertinas e Cantadores ao Desafio do Minho” os insuperáveis “FanfarraKaústica”, os “Nô Kausa”, o Grupo de Música Popular “Terra de Sabores” também têm presença garantida no certame.

Às portas da 15ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge, Aníbal Correia convida as gentes do concelho e da região a juntarem-se à iniciativa e a fazerem-se acompanhar de sementes necessárias à reflorestação da freguesia e do concelho.

Exit mobile version