Em Oliveira do Hospital decorre, até 1 de junho, a 11ª edição da Feira do Livro. O certame que visa a promoção de hábitos de leitura e dos autores do concelho, …
… tem associado um vasto programa cultural e de animação.
Distribuída por cinco dias – a abertura aconteceu na tarde de sábado, 28 de maio – a Feira do Livro acontece pelo segundo ano consecutivo no espaço multiusos do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital. Participam no certame as papelarias/livrarias do concelho, assim como as bibliotecas municipais com livros de autores concelhios e outros. Novidade, na presente edição, é a participação da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital.
Tudo em nome do livro e da promoção de hábitos de leitura entre a população, muito em particular nas camadas mais jovens. Graça Silva, vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, refere que esta é uma “preocupação constante”. Dado o crescente interesse pelas novas tecnologias, importa “fazer com que os leitores apreciem o livro físico”, refere.
A funcionar como uma montra variada de livros e autores nacionais e estrangeiros, a Feira do Livro é igualmente uma mostra do que se faz por cá, divulgando as publicações de autores concelhios. “Temos três dezenas de autores. São riquíssimas as obras que temos publicadas no concelho”, conta Graça Silva, notando que da parte do município há a preocupação de continuar a “apostar na publicação de livros”, sobretudo dos que digam respeito à vida e património do concelho.
Com vista a conferir maior atratividade à Feira do livro, o certame tem associado um vasto programa cultural, com cada um dos dias a ser dirigido a um público especifico. Com lugar a lançamentos e apresentações de livros, a Feira conta ainda com animação cultural e momentos de convívio para todas as idades. A programação integra ainda a comemoração do dia da Criança que ase assinala no dia 1 de junho.
Conheça aqui a programação da 11ª Feira do Livro de Oliveira do Hospital.