Promovida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), a primeira edição da Feira do Emprego decorreu, ontem, com o objetivo de “criar proximidade entre empresas e alunos” e “facilitar o acesso ao mercado de trabalho”.
Vera Cunha, presidente da ESTGOH, avançou que a iniciativa insere-se nas comemorações dos 20 anos da instituição e, confirmado o seu sucesso, a intenção é que se realizem mais edições. “Este é o pontapé de partida para podermos crescer no futuro”, afirmou Vera Cunha, que considera importante “criar uma dinâmica que dê maior impacto para o exterior”, para que a Feira seja “visível interna e externamente”.
Com um universo de 650 alunos de licenciaturas, mestrados, Cursos Técnicos Superiores Profissionais e pós-graduações, a escola afeta ao Politécnico de Coimbra destaca-se pela “alta taxa de empregabilidade”. A licenciatura de Engenharia Informática apresenta “uma taxa de empregabilidade de 100% e os restantes cursos surgem com mais de 90%, o que é bastante positivo para a ESTGOH”, referiu a responsável. No seu primeiro mandato como presidente, Vera Cunha associa os bons resultados ao “esforço dos docentes”, que prestam “um ensino de qualidade, adaptado às necessidades do mercado dos dias de hoje”.
No final da visita aos de stands de diversas empresas, concelhias, nacionais e internacionais, Sara Ribeiro e Cláudia Teixeira, alunas do 3º ano de Gestão, não escondiam o seu agrado ao participarem nesta iniciativa que gere “uma mais-valia para ingressar no mercado de trabalho”.
De visita à Feira do Emprego, Graça Silva, vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, não tem dúvidas de que “esta iniciativa foi uma pedra no charco” ao permitir que as empresas “abram os horizontes aos alunos”. A defender que “o concelho tem capacidade de dar oportunidades aos jovens”, a vereadora espera que os estudantes ingressem no mercado de trabalho, “de preferência na região”.
Igualmente orgulhoso pela atividade dinamizada pela ESTGOH, José Francisco Rolo considera a Feira do Emprego “importante porque coloca os jovens junto dos empregadores” e “aproxima a escola dos alunos”. Para o presidente do Município, este tipo de iniciativas “posiciona a instituição num contexto regional”. “Está aqui um conjunto de empresas de referência. Essas empresas também descobrem a ESTGOH como um espaço onde se preparam recursos humanos altamente qualificados”, sublinhou o autarca, desejando a continuidade da iniciativa que “cria canais de ligação entre os alunos e o mundo do trabalho”.
A representar o Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte, o técnico superior do IEFP Paulo Teles olha para a Feira do Emprego da ESTGOH “com muita expectativa”. O técnico considera que “é um espaço importante de divulgação das empresas e das suas ofertas”, com a “possibilidade de apoiar a população que está a acabar o percurso escolar”. Atualmente, apesar da “baixa taxa de desemprego” na região centro, Paulo Teles salienta que “as empresas, de maneira geral, estão cada vez mais a apostar em mão de obra qualificada e em quadros superiores”, apostando em recém licenciados.
Mariana Campos, responsável de Marketing da Quinta de Jugais, marcou presença por acreditar que a empresa de Oliveira do Hospital “pode contribuir para o futuro dos estudantes através da oferta de empregos”, assim como a integração de jovens na equipa também permite que a “empresa cresça”.