Site icon Rádio Boa Nova

Feira de Oliveira do Hospital regressa a 15 de junho, com isenção de taxas para feirantes e lotação de 303 pessoas

O Município de Oliveira do Hospital retoma na próxima segunda-feira, 15 de junho, a realização da habitual feira no espaço localizado junto ao cemitério da cidade,…

… no âmbito do plano de desconfinamento da pandemia da Covid-19 definido pelo Governo.

 O anúncio foi feito, esta manhã, pelo presidente do executivo oliveirense, José Carlos Alexandrino, em reunião pública da autarquia, indicando que a retoma da realização das feiras tem associada a isenção das taxas habitualmente cobradas aos feirantes, pelos terrados ocupados, referentes aos meses de março, abril , e maio. O autarca anunciou também que a medida é aplicável ao mês de junho, como forma de “estímulo” à atividade, sendo que a decisão de isenção nos meses seguintes dependerá do movimento que as feiras venham a registar. “Os feirantes são famílias que vivem disto e precisamos de apoiar todos”, considerou José Carlos Alexandrino.

O regresso das feiras – no dia 28 de junho realiza-se a feira que acontece no último domingo do mês – está contudo sujeito a um plano de contingência. Entre outras medidas, como o distanciamento social, os feirantes vão ter que usar máscara, disponibilizar aos clientes uma solução antisséptica de base alcoólica e diligenciar no sentido de assegurar que o atendimento será limitado a um consumidor de cada vez. Na área da restauração, vão ter que ser cumpridas todas as determinações da DGS atualmente em vigor, para que sejam garantidas as adequadas condições de segurança e higiene. Os feirantes devem ainda assegurar-se que as pessoas permanecem no recinto da feira apenas o tempo estritamente necessário à aquisição dos bens. Na sequência do Plano de Contingência, a feira mensal, passará também a ter uma área de circulação limitada a  6.052 m2, com uma lotação que não poderá ultrapassar as 303 pessoas. O recinto terá duas entradas (rua Dona Josefina da Fonseca e rua do Cemitério Novo) e duas saídas (Calçada Padrão e rua do Cemitério Novo) com dispensadores de gel desinfetante e os serviços do Município vão reforçar a higienização dos espaços, com principal incidência nos sanitários.

Para garantir o cumprimento das regras definidas para o bom funcionamento da feira, vão estar a Proteção Civil e o Gabinete da Covid-19, assim como a fiscalização municipal e a GNR.

Em reunião do executivo, o vice-presidente do Município e vereador responsável pelo pelouro das feiras e mercados, José Francisco Rolo destacou de, modo particular, os elevados níveis de contingência na área alimentar, nomeadamente os afastamentos entre mesas e com a área de confecção alimentar, assim como a lotação do recinto, a zona de entrada e de saída e a higienização das instalações sanitárias.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinha que a reabertura da feira mensal é importante para o relançamento da atividade económica dos feirantes, que estão parados há muito tempo, e constitui também mais um passo importante para o regresso à normalidade.

José Carlos Alexandrino, sublinha no entanto que é fundamental que os feirantes e o público cumpram com as regras em vigor, porque está em causa a saúde pública e, também, a continuidade das feiras nos meses seguintes.

Exit mobile version