Site icon Rádio Boa Nova

Federação de Suinicultores ofereceu 71 leitões a criadores de Oliveira do Hospital

A solidariedade para com as gentes de Oliveira do Hospital chegou hoje ao concelho pela mão dos suinicultores de Portugal.

A Federação que representa o setor entregou 71 leitões e sacos de ração a criadores afetados pelo fogo e a outros que manifestaram vontade na criação dos animais para consumo doméstico.

José Inácio, de Pinheirinho, foi um dos criadores que levou para a sua propriedade afetada pelo fogo um leitão. No dia 15 de outubro viu morrer o porco que estava a criar e outros animais. Com 78 anos, o homem que toda a sua vida criou animais agradece tudo o que lhe têm feito. Emocionado diz ser hora de começar de novo porque a vida anterior ao incêndio “foi-se embora”.

 

A Carlos Alberto Neto, de S. Paio de Gramaços, o incêndio impediu-o de cumprir o que tinha planeado que era de fazer a matança da porca no sábado dos Santos. Para além da porca, o homem com 59 anos, viu morrer galinhas, patos, pombas e outros animais. Agora, agradece a ajuda da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores: “ Acho bem a ajuda. É bem vinda”.

Na Bobadela, Luís Filipe Tavares perdeu ovelhas, dois porcos, coelhos, patos, galinhas. “Foi tudo”, conta o homem que, aos 72 anos, entende a ajuda da Federação como “muito importante para todos nós”.

Oliveira do Hospital foi o concelho que hoje foi brindado com maior número de animais, num total de 71, por parte da Federação. A medida abrangeu o conjunto de concelhos afetados pelo fogo, com Vítor Menino, presidente da Federação a referir que o compromisso passa pela oferta de 500 leitões. Desta forma, o responsável espera “atenuar a dor e o flagelo” que atingiu as populações. “Que vocês sintam que a suinicultura quis estar convosco nesta hora”, desejou Vítor Menino que sabe da “tradição” que um porco tem no “mundo rural”. “Desejo que rapidamente recomponham as vossas vidas”, referiu.

Pedro Couceiro, veterinário municipal de Oliveira do Hospital, agradeceu o gesto da Federação de Suinicultores, pela importância na minimização da dor daqueles que perderam os seus animais no fatídico incêndio.

 

Exit mobile version