Site icon Rádio Boa Nova

Federação de Folclore Português reconheceu “mérito” a Manuel Madeira Mendes no processo de edificação da sede social (com vídeo)

Manuel Madeira Mendes, conhecido empresário oliveirense e presidente do Rancho Folclórico Sampaense foi um, dos responsáveis pela edificação da sede social…

… da Federação de Folclore Português (FFP), em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. No domingo, dia 27 de maio, viu o seu mérito reconhecido.

A tarde de domingo ficou marcada pelo reconhecimento da FFP àqueles que tornaram possível a construção da sede social. Entre eles o oliveirense, Manuel Madeira Mendes, que integrou a comissão de obras que tornou possível o novo espaço e conferiu dignidade ao trabalho que vem sendo prestado pela Federação.

“Foi o reconhecimento ao trabalho que fiz pela Federação”, contou esta manhã na Rádio Boa Nova o dirigente que recebeu das mãos do presidente da FFP, Daniel Café, o  diploma de mérito cultural, a medalha  e o colar de mérito. Manuel Madeira Mendes recorda que “antes a Federação trabalhava em instalações precárias”. “Eu e quatro elementos fizemos com que se arranjasse a sede que conta agora com condições dignas”, referiu.

O envolvimento de Manuel Mendes neste processo decorre do gosto que tem pelo folclore português, e em particular pelo Rancho Folclórico de S. Paio de Gramaços, que conta com 42 anos  de atividade, e foi o primeiro do concelho a integrar a Federação. Na Rádio Boa Nova, o dirigente, que aos 81 anos é um dos elementos mais antigos do grupo,  diz ter gosto pelo que faz e orgulha-se de estar acompanhado por pessoas com quem se revê, jovens e menos jovens. “Temos uma equipa boa”, referiu aludindo ao conjunto de cerca de 40 elementos que constitui o Rancho de S. Paio de Gramaços.

Por agora, o rancho vive o período mais ativo do ano, com várias atuações marcadas. Ílhavo e Matosinhos foram os últimos locais por onde passaram e o grupo prepara-se para se deslocar a Monção, no dia 5 de agosto. De dois em dois anos, viaja até ao Algarve. Já foram aos Açores e esperam em breve ir à Madeira. Também já estiveram fora do país, nomeadamente em Espanha e Luxemburgo.

Por agora o grupo foca-se no Festival de Folclore da Beira Serra marcado para dia 14 de julho, que é um momento importante pata todo o grupo que ali dá provas da sua vitalidade. Para além do grupo organizador, o Festival vai contar com a participação de ranchos folclóricos de Ílhavo, Areosa (Porto), Monção e Santarém.

Exit mobile version