Site icon Rádio Boa Nova

FCOH disputa último jogo do campeonato. Já é conhecido o modelo da Liga 3 onde poderá chegar

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, este sábado, o último jogo do campeonato, frente ao Marinhense.

O jogo da 22ª e última jornada da Série E do Campeonato de Portugal está agendado para as 12h45 deste sábado, dia 10 de abril, no Estádio Municipal da Marinha Grande.

A esta altura, a equipa comandada por Tozé Marreco ocupa o 3º lugar, com 34 pontos, mas poderá ainda alcançar a segunda posição da tabela classificativa. Logo de seguida, em 4º lugar está o adversário de sábado, o Marinhense, com 31 pontos.

Liga 3 à vista

A equipa oliveirense alcançou, nesta época, o melhor resultado da história do clube e, em virtude da boa classificação no topo da tabela, irá lutar para subir de divisão, ou seja, vai à Fase de Acesso à Liga 3.  Refira-se que a Liga 3 é uma nova competição criada pela Federação Portuguesa de Futebol.

Em primeiro lugar da Série está isolado o UD Leiria que segue para a fase de acesso à 2ª Liga. A esta altura, na luta pela qualificação à Liga 3 estão o Benfica Castelo Branco, o FCOH, o Marinhense e o Condeixa.

A Liga 3, o “novo” terceiro escalão do futebol português, vai ter 24 clubes na temporada de estreia, divididos por duas séries, e terá uma segunda fase, tanto para o apuramento do campeão, como das equipas despromovidas.

De acordo com uma nota publicada no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol, a Liga 3, que arranca já em 2021/22, vai ser disputada por 22 emblemas oriundos do Campeonato de Portugal, mais os dois que descem da II Liga, divididos entre as séries Norte e Sul.

Já na próxima temporada, a Liga 3 será então dividida em duas séries de 12 equipas cada. Os quatro primeiros classificados de cada série avançam para a fase de apuramento de campeão, em que também serão repartidos em dois grupos. Os vencedores de cada agrupamento sobem à II Liga e defrontam-se numa final, a duas mãos, para apurar quem conquista o título de campeão da Liga 3.

Nesta etapa, os segundos classificados de cada fase também se defrontam, igualmente em dois jogos, para determinar quem defronta o antepenúltimo classificado da II Liga, no ‘play-off’ de subida e descida.

Quanto à fase de manutenção e despromoção, as restantes equipas da Liga 3 serão divididas em quatro séries, com bonificação de pontos (os quintos posicionados de cada série, por exemplo, iniciam esta parte da competição no primeiro lugar, com oito pontos) e os clubes que terminarem no último posto de cada grupo são despromovidos ao Campeonato de Portugal.

Tanto na primeira fase como na segunda, os jogos serão sempre a duas voltas (casa e fora).

Exit mobile version