Site icon Rádio Boa Nova

Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, Luís Lagos, disse que até agora, apenas os familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas pela associação…

… apresentaram o requerimento para indemnização. O prazo termina a 15 de fevereiro.

Três meses passados desde o grande incêndio de 15 de outubro, Luís Lagos verifica que “em relação a outubro houve muita falta de informação e de ajuda ao preenchimento de requerimentos”. Uma “lacuna” que, como refere o dirigente, foi sendo preenchida pela Provedoria da Justiça que “andou no terreno”, ao contrário do Estado que “não teve uma política de proximidade”. “A dada altura, as famílias não sabiam como funcionava o mecanismo extrajudicial”, referiu à Rádio Boa Nova, notando que também a  AVMISP teve um papel importante neste domínio. “Contactámos todos e procurámos ajudar todos”, assegura.

A AVMISP representa as famílias de 30 das 46 vítimas mortais de outubro. Mas, segundo Luís Lagos, das 30 apenas 15 apresentaram requerimentos para indemnização. Já sem conseguir que se cumpra a celeridade neste processo, tal com chegou a ser recomendado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que defendeu o pagamento imediato dos 70 mil Euros às famílias, Luís Lagos refere que o que se pretende é “equidade e justiça”. “Celeridade já não é possível, porque (o pagamento de indemnizações) deveria ter sido até ao Natal. Vamos aguardar”, referiu.

Exit mobile version