Site icon Rádio Boa Nova

Faleceu o empresário Jorge Manuel Faria

Jorge Manuel Faria, conhecido empresário metalúrgico, na área do cobre e latão, faleceu no domingo, dia 17 de fevereiro, com 72 anos. O funeral do conhecido gerente da “Casa Luzarte”, na Catraia de S. Paio, Oliveira do Hospital, realiza-se hoje pelas 17h00.

Jorge Manuel Faria foi um importante impulsionador da empresa centenária de cariz familiar “Casa Luzarte – Carlos Carlos Faria da Cunha & Filhos, Lda”, que nos últimos anos tem apostado fortemente na produção de peças para o mercado exterior. Mais recentemente, a empresa ficou conhecida pela produção de uma cataplana gigante com 3,08m de diâmetro, 1,62m de altura e 550kg de peso, que se notabilizou num evento realizado em setembro em Albufeira.

Para além da vertente empresarial, Jorge Faria notabilizou-se também pela sua paixão pelas provas de perícia automóvel e pelos conhecidos “minis”.

Jorge Manuel Faria, há já alguns anos, tinha sofrido a amputação de uma perna devido a problemas vasculares, mas o empresário sempre mostrou força para continuar a sua atividade empresarial, revelando grande autonomia.

Segundo apurou a Rádio Boa Nova, o estado de saúde de Jorge Manuel Faria complicou-se no final do ano, tendo-lhe sido diagnosticado problema de foro oncológico, aguardando por intervenção cirúrgica.

O conhecido empresário acabou por não resistir à gravidade do seu estado de saúde, tendo falecido no domingo, dia 17 de fevereiro. O velório decorre na capela mortuária de Santa Ana, em Oliveira do Hospital, e o funeral realiza-se hoje pelas 17h00.

Nuno Oliveira, presidente da União de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, lamenta a perda do empresário, pessoa que “conhecia desde pequeno e que sempre estimou”. “Irá sempre ficar associado à Arte do Cobre e Latão no concelho de Oliveira do Hospital”, referiu o jovem autarca à Rádio Boa Nova, recordando o “espírito aberto” de Jorge Manuel Faria que “contribuiu para que a arte não se extinguisse na região, pela sua atitude proativa”. “Perdeu-se um grande homem e um grande empresário”, lamentou.

 

 

A Rádio Boa Nova, que na comemoração dos 30 anos distinguiu 30 nomes com micros produzidos em cobre pela Casa Luzarte (o micro original foi criado pelo seu pai, Mestre Carlos Faria da Cunha, há 30 anos), lamenta a perda do conhecido empresário e apresenta sentidos pêsames a toda a família enlutada.

 

 

 

 

Foto de topo: Pedro Henriques Silva

Exit mobile version