Site icon Rádio Boa Nova

Faleceu o diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”

SONY DSC

O diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”, António Lopes Machado faleceu hoje, aos 90 anos, no hospital Egas Moniz, em Lisboa, onde se encontrava internado devido ao agravamento do seu estado de saúde.

De acordo com o jornal “A Comarca de Arganil”, os restos mortais de António Lopes Machado vão estar a partir de amanhã à tarde na Igreja de S. João de Deus, na Praça de Londres, em Lisboa. No sábado, pelas 09h00, seguirão para a Casa de Convívio de Couços, na freguesia de Pombeiro da Beira (Arganil). O funeral realiza-se pelas 15h00 para o cemitério de Casal do Frade.

António Lopes Machado era jornalista, mas também escritor com mais de uma dezena de livros publicados. Durante meio século foi redator em Lisboa do jornal A Comarca de Arganil sendo o seu diretor desde 2011. Foi também vice-diretor e editor da revista cultural Arganília, além de colaborar eventualmente em outros órgãos da imprensa. O Movimento Regionalista da Beira-Serra teve em Lopes Machado o seu principal divulgador através de constantes notícias, reportagens, entrevistas e crónicas sobre as atividades do Regionalismo, do qual foi também dirigente associativo. Viajou pelos cinco Continentes e reuniu nos seus livros boa parte dos seus textos jornalísticos que lhe deram um lugar de relevo na Imprensa Regional. Esteve várias vezes no Brasil e participou de numerosos encontros culturais do Centro de Estudos Fernando Pessoa de São Paulo. Entre os seus principais livros, assinalam-se os estudos Brás Garcia Mascarenhas (1956), A História do Petróleo (1960), Rotas do Universo (1981-2000), Pombeiro da Beira e sua Freguesia (2004), Casa da Comarca de Arganil (1929-2004), Primeiro Ano do Século XXI (2002), Crónicas Regionalistas (1994-2004) e, também em 2 volumes, Crónicas e Memórias (2008), as Ultimas Crónicas – Memórias Regionalistas (2012), e outros.

Exit mobile version