Site icon Rádio Boa Nova

Faleceu João Ataíde, deputado do PS e ex-presidente da Figueira da Foz e CIM Região Coimbra

Aos 61 anos de idade, faleceu esta madrugada João Ataíde, ex-autarca da Câmara Municipal da Figueira da Foz, anterior presidente da CIM Região de Coimbra e ex-secretário de Estado Ambiente na última legislatura de António Costa. Atualmente era deputado à Assembleia da República. A notícia é avançada pela comunicação social da região.

O último ato público parlamentar foi, esta quinta-feira, no Parlamento, no voto da eutanásia.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a CIM Região de Coimbra manifesta o seu voto de pesar pelo falecimento de João Ataíde. “É com profunda tristeza que a CIM Região de Coimbra assinala a sua morte, salientando a dimensão humana e profissional que sempre definiram o Dr. João Ataíde das Neves, transmitindo o mais sentido pesar à família e amigos.José Carlos Alexandrino, atual presidente da CIM Região de Coimbra, destaca “o enorme contributo que o Dr. João Ataíde das Neves deu a esta Região enquanto responsável da CIM Região de Coimbra e enquanto presidente do Município da Figueira da Foz. Todos sentiremos profundamente a sua ausência”, lê-se no comunicado.

Natural da Figueira da Foz, onde nasceu em 1958, João Ataíde das Neves era licenciando em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Sector Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e participou no Programa de Capacitação Avançada de Líderes, orientado pela Nova School of Business and Economics.

Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, em licença sem vencimento desde que, em 2009, se candidatou (e foi eleito)  à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, como independente, pelas listas do PS. João Ataíde também desempenhou o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, agora ocupado por José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital.

Depois de ter sido representante do Ministério Público da Comarca de Idanha-a-Nova (distrito de Castelo Branco) e juiz auxiliar de Porto de Mós (Leiria), João Ataíde exerceu funções na Comarca de Celorico da Beira (Guarda) e no Tribunal Judicial de Aveiro.

Entre 1991 e 2002 exerceu as funções de juiz para o Círculo Judicial da Figueira da Foz, assumindo, depois, o cargo de Director Nacional Adjunto da Polícia Judiciária de Coimbra, sendo em 2004 nomeado Director Nacional Adjunto da mesma polícia no Porto.

Regressou, no ano seguinte à Figueira da Foz, onde foi nomeado juiz auxiliar para o Tribunal da Relação de Coimbra e, em 2007, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto e, em 2008, no Tribunal da Relação de Coimbra, onde se manteve até concorrer à presidência da Câmara da Figueira da Foz.

Fonte: Figueira na Hora

Exit mobile version