Aristides Gonçalves, figura ilustre da freguesia de Avô, do concelho de Oliveira do Hospital e da região faleceu esta manhã, aos 89 anos. A informação foi confirmada pela Junta de Freguesia de Avô, agora presidida por Manuel Pimentel: “com grande pesar, recebemos hoje a notícia da partida de um grande Avoense”.
Aristides Gonçalves, bancário de profissão, foi presidente da Junta de Freguesia de Avô, no período de 1967 a 1977 e de 1997 a 2013. Foi também vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, presidente da Sociedade de Recreio Filarmónica Avoense, presidente da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô e presidente da Assembleia do Rancho Camponesas do Alva.
O atual executivo da Junta de Freguesia de Avô, recorda Aristides Gonçalves como “pessoa de grande altruísmo, colocando sempre o bem estar dos outros em detrimento pessoal”.
O ex autarca, que também foi dirigente local do PPD/PSD, encontrava-se doente há vários anos, situação que o impediu de se manter à frente das instituições que liderava. Encontrava-se aos cuidados da sua família.
“Hoje é um dia de luto para todos os avoenses”, acrescenta o executivo avoense, endereçando à família “os mais sinceros sentidos pêsames”.
Já nesta manhã, em reunião da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, o executivo lamentou o falecimento de Aristides Gonçalves e aprovou um voto de pesar pela sua perda.
O corpo do falecido autarca e dirigente associativo será velado na sua residência, em Avô. Amanhã, dia 5, decorre a missa de corpo presente na igreja matriz às 10h00, seguindo-se o funeral para o cemitério de Avô.
Refira-se que Aristides Gonçalves integrou o painel de “25 Nomes” entrevistados pela Rádio Boa Nova por ocasião dos 25 anos desta estação, atestando a importância do seu nome e da sua pessoa no contexto local, concelhio e da região.