O Município de Tábua, em parceria com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, apresentou, na passada terça-feira, o cartaz referente à Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua (FACIT) que,…
…este ano, decorre de 26 a 30 de junho no Pavilhão Multiusos da vila e pretende “promover as empresas e as freguesias”.
Na apresentação da FACIT 2019, Mário Loureiro, presidente do Município de Tábua, referiu que esta edição é “diferente” pois o objetivo é “melhorar todos os anos”. “É para isso que trabalhamos e aqui estamos motivados”, assegurou aos jornalistas.
Para o autarca, a FACIT pretende “dar a possibilidade de desfrutar daquilo que o Município pode oferecer”, isto é, “promover as empresas e as freguesias, consolidando com noites de espetáculo musical. “Queremos que o concelho de Tábua tenha cinco dias de promoção, de mensagem para o exterior e de realização”, afirmou Mário Loureiro que considera o concelho que lidera, um “concelho forte, com capacidades empresariais, com qualidade de vida, com beleza natural e com emprego”.
Na ocasião, Ricardo Cruz, vice-presidente da Câmara Municipal de Tábua e responsável pela organização da FACIT, referiu que a data do certame “já começa a ficar fidelizada”, “naquilo que são as estratégias de promoção do Município de Tábua”.
“Achamos que o programa tem sempre o cuidado de combinar aquilo que são as três áreas fundamentais: as expectativas do visitante, as expectativas dos expositores e os artistas”, referiu, dando conta que o modelo deste ano “mantém-se com dois dias de entrada grátis” e os restantes dias com entradas pagas com diferentes valores, sendo que “crianças dos zero aos 12 anos, inclusive, têm entradas gratuitas”. O bilhete geral da FACIT 2019 tem o custo de seis euros e pode ser adquirido na Ticketline, de forma a “evitar filas”.
Segundo o responsável, “houve um cuidado no programa”, proporcionando uma “programação com gostos musicais e sonoridades para todas as faixas etárias”.
Esta edição da Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, que abre portas já no dia 26 de junho, conta com inúmeras novidades. “Espaço Meet Up” é uma delas e pretende ser um espaço de conversação mais reservado para facilitar troca de ideias entre empresas e clientes, por exemplo. Em parceria com a Eco-festas, a SuperBock e o Planalto Beirão, a FACIT 2019 será mais amiga do ambiente, recorrendo, para isso, à utilização de copos reutilizáveis, de forma a “não produzir resíduos”. Quanto à restauração, esta ficará a cargo de associações locais das várias freguesias que constituem o concelho de Tábua.
E como a FACIT é para ser usufruída por todos, estarão ao dispor espaços infanto-juvenis, como o espaço animal e insufláveis para os mais novos. Para além disso, as pessoas com necessidades de mobilidade e grávidas, terão acesso a um espaço reservado em frente do palco principal.
Para José Francisco Rolo, presidente da ADI, as expetativas estão elevadas. “Quase uma centena e meia de expositores demonstra a pujança e o dinamismo do tecido económico e empresarial de Tábua”, defendeu, realçando que a feira, “para além de mostrar as potencialidades das empresas, quer mostrar a riqueza, a diversidade cultural, mas também económica e social de cada uma das freguesias”.
“A FACIT tem os ingredientes conjugados para ser um evento de sucesso para promover a região da Beira Serra, o interior e a região de Coimbra”, concluiu.
No primeiro (27 de junho) e último (30 de junho) dias, o certame tem entradas gratuitas. Nos dias 27 e 28 de junho, o custo de bilheteira é de 2,50 euros. O valor mais elevado é praticado no dia 29 de junho, com o preço de bilhete de três euros.