Site icon Rádio Boa Nova

Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego

Uma fábrica têxtil prepara-se para fechar as portas em Nelas, deixando noventa pessoas no desemprego. A notícia foi ontem comunicada aos funcionários, maioria mulheres, que hoje se concentraram à  porta da empresa Mendes & Morais.

Em declarações esta manhã à TVI, a operária Marta Silva disse que, em causa, está a falta de pagamento das encomendas por parte da empresa espanhola Inditex, dona da Zara e de outras marcas de moda, para quem a companhia de Nelas trabalhava em regime de exclusividade.

A funcionária contou ainda que a administração revelou que tinha pedido mais dinheiro à Inditex para conseguir acabar com as encomendas. Contudo, a resposta foi negativa. “Ficou na linha de produção uma média de 800 calças. Não há mais nada na fábrica”, adiantou.

Marta Silva revelou ainda que os papéis da insolvência serão assinados na próxima segunda-feira (dia 28) e que as trabalhadoras vão entrar em férias com esta situação.

A administradora da empresa de Nelas, Eugénia Morais, em declarações ao Jornal do Centro lamentou a situação e responsabilizou a Inditex. “Começaram as encomendas a cair, retiram-nos o trabalho e começaram-se a acumular as dívidas, como é lógico. Mas a minha preocupação foi sempre pagar o salário, tanto que não devia um cêntimo. Agora não tenho dinheiro, nem para o gás que é essencial para a fábrica trabalhar”, explicou.

Eugénia Morais garantiu ainda que falou com os sindicatos, tendo assegurado que as operárias estarão de férias enquanto resolver a situação e que os seus direitos ficam salvaguardados. “Estiveram todas de acordo. Hoje fazem esta palhaçada e não entendi o porquê. Já havia dificuldades para pagar em janeiro, daí eu parar agora para não ficar a dever nada”, disse.

Com: Jornal do Centro

Exit mobile version