Terminada mais uma EXPOH, é hora de fazer um balanço. No final da última noite do evento, o Município de Oliveira do Hospital já assumia a edição de 2024 como uma aposta ganha.
Nas cinco noites, milhares de pessoas deslocaram-se ao Parque do Mandanelho para desfrutar de boa música e boa gastronomia. Por lá, passaram nomes como Zé Amaro, Van Zee, Richie Campbell, Delfins, D.A.M.A e muito talento local. Em declarações aos jornalistas, José Francisco Rolo agradeceu “a participação e a alegria de todos os visitantes, pelos números avassaladores” de entradas.
“Nós prognosticámos que seria inesquecível e de facto assim foi, com noites fantásticas, com ambiente de grande descontração, com casa cheia”, afirmou, confirmando que as “expectativas foram superadas”. Segundo o autarca, as gentes do concelho e da região responderam em massa. Ainda “sem números finais”, José Francisco Rolo não tem dúvidas de que a “meta dos 50 mil visitantes” tenha sido conseguida e até ultrapassada. Acredita que a forte afluência de pessoas “também resulte da aposta num cartaz com artistas de qualidade, de primeira linha”.
“Fizemos e construímos um evento inesquecível”, sublinhou. Ainda que “provavelmente haja coisas a corrigir”, a autarquia acredita que o evento possa crescer ainda mais. De acordo com José Francisco Rolo, “do ponto de vista de festival, com música e gastronomia, o evento está consolidado”. Por outro lado, o certame, que este ano “já cresceu para fora de portas”, pode “continuar a crescer” nomeadamente com a participação de “outros setores” empresariais.
Para o presidente do Município oliveirense, “a EXPOH 2024 foi um assinalável sucesso” e, recuperando as palavras de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo que inaugurou o evento, “a EXPOH é, assumidamente, uma marca de Oliveira do Hospital”.