Site icon Rádio Boa Nova

EXPOH promete ser “inesquecível”

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital está de regresso com “uma nova roupagem” e promete ser “inesquecível”. De 24 a 28 de julho, o Parque do Mandanelho será “ponto de encontro” para convívio entre família e amigos. A EXPOH volta a “dar visibilidade a um concelho que luta diariamente para se afirmar”, como defende José Francisco Rolo.

Considerado como um dos grandes eventos anuais de Oliveira do Hospital, a EXPOH tem vindo a “crescer e a afirmar-se”. Em contagem decrescente para mais uma edição, o presidente do Município convida as gentes do território e da região para virem e descobrirem Oliveira do Hospital através deste “festival das famílias” que oferece boa música, boa gastronomia, produtos locais de qualidade e artesanato. “O convite é para que, por exemplo, desfrutem dos bons vinhos do Dão enquanto apreciam um concerto”, refere.

Para os milhares de visitantes que habitualmente marcam presença na Feira Regional de Oliveira do Hospital, os “restaurantes da cidade”, os espaços dinamizados pelo “movimento associativo” e a secção Street Food estarão prontos para oferecer as melhores iguarias do concelho e da região.

Com um investimento entre 120 a 150 mil euros, entre receitas e despesas, o Município de Oliveira do Hospital espera atingir ou ultrapassar a “meta” dos 50 mil visitantes. “É um investimento para dar visibilidade a Oliveira do Hospital”, frisa o presidente da Câmara Municipal, acrescentando que o objetivo é “ter uma EXPOH atrativa e mobilizadora”. O autarca não tem dúvidas de que “estes eventos têm um grande retorno económico”.

Com vista a atrair visitantes de diversas faixas etárias, a organização aposta numa Fun Zone, um espaço para miúdos e graúdos com “simuladores virtuais” e muito mais. Num concelho que oferece ensino desde o pré-escolar até ao ensino superior a nível de mestrado, a oferta formativa será divulgada na EXPOH com a presença da Eptoliva, Agrupamento de Escolas e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Na verdade, são várias as atrações no espaço da feira.

Com um “conceito renovado e mais atrativo”, a EXPOH convida para “cinco dias de bem-estar e de alegria”, onde se “abraça toda a região” para vivenciar uma “experiência inesquecível” num “parque verde, bonito”, um autêntico «anfiteatro natural».

“Queremos uma cidade dinâmica. Temos que proporcionar festas que projetem Oliveira do Hospital”, sublinha.

Cartaz é “apelativo” e traz “bons nomes” a Oliveira do Hospital

Paralelamente à boa gastronomia, haverá “boa música”. A EXPOH “está em crescente” relativamente ao número de visitantes. Em causa está também “um esforço na melhoria do cartaz” que, nesta edição, é “apelativo e tem potencial de captação ao nível da região”. Segundo o autarca, “nem sempre os artistas desejados estão disponíveis”, no entanto este ano o executivo está satisfeito com o elenco que irá abrilhantar as noites de verão no Parque do Mandanelho. “O feedback relativo ao cartaz tem sido muito bom”, disse José Francisco Rolo, estando expectante de ter “uma enchente” no recinto da feira.

A pensar nos “vários gostos musicais do público”, a organização apostou em grandes nomes nacionais. Zé Amaro (24), bem conhecido pela forma como implementou o seu próprio estilo, com ritmos country, é o artista principal que faz as honras da casa. A segunda noite (25), dedicada aos mais jovens, convida a subir ao palco Van Zee, o popular rapper da ilha da Madeira que começou a sua carreira com apenas 15 anos de idade. No arranque para o fim-de-semana (26), a EXPOH traz pela primeira vez, a Oliveira do Hospital, Richie Campbell. Na sexta-feira, destaque também para a atuação de José Pinhal Post-Mortem Experience, um projeto de tributo ao músico popular José Pinhal, nascido pelas mãos de membros do coletivo e editora portuense Favela Discos e da banda Equations, que invoca a figura deste autor misterioso, renascido de umas cassetes perdidas num apartamento do Porto. No sábado (27), os cabeça de cartaz são os Delfins, a conhecida banda portuguesa de pop-rock que este ano celebra 40 anos de carreira, seguida dos Insert Coin. Para domingo e último dia da EXPOH (28), a aposta recai sobre os D.A.M.A e a noite encerra com Pearl Band Pearl Jam Tribute, de tributo aos Pearl Jam e que tem conquistado milhares de fãs, considerada uma das mais populares bandas de tributo em Portugal.

Para além de trazer grandes nomes nacionais a Oliveira do Hospital, a EXPOH tem apostado no talento local e este ano não será exceção. O conhecido concurso Soltem Talentos, que já é «imagem de marca do talento de Oliveira do Hospital», acontece na quinta-feira. O público poderá ainda desfrutar das atuações da Escola de Dança E-Motion, de Tiago Taborda, dos Irmãos Coragem, de Rafael Abrantes, dos Infantes, de WoodPlan e de Vinta’J. Para que “a festa se prolongue noite adentro” até às 04h00, pelo segundo palco passarão Djs locais: José Nunes, Mauro P., Boozye, Fausto, Trillseco e Aäron.

O bilhete geral tem o custo de 12 euros e os diários variam entre três e quatro euros, sendo que o dia de abertura é de entrada gratuita.

OH Taberna promove e divulga freguesias e coletividades

Uma EXPOH “mais atrativa” é sinónimo de novidades. OH Taberna é uma delas. O conceito, transformado num espaço no recinto da feira, pretende “promover a gastronomia e simultaneamente divulgar as iniciativas das freguesias e das coletividades”. Ou seja, os visitantes ficarão a conhecer o “calendário de eventos” que se segue à EXPOH por todo o concelho. São exemplo disso a Feira Moçárabe de Lourosa, a Festa dos Bolos e das Bolas no Seixo da Beira, o Festival das Sopas em Santa Ovaia, a Festa das Vindimas em Lagares da Beira, a Festa da Castanha em Aldeia das Dez e a Feira do Porco e do Enchido em Meruge.

Setor automóvel e imobiliário reforçam a feira

A edição deste ano vai “crescer para o exterior” ao “aproximar-se” do setor empresarial, neste caso automóvel e seus acessórios. Através do Grupo Bombóleo, Oliveira do Hospital receberá um encontro internacional com mais de 250 pessoas.

E numa altura em que a habitação é uma prioridade nacional, mas também regional e local, as agências imobiliárias também marcarão presença para divulgar a carteira de imóveis do concelho. Considerado “Friendly Municipality”, Oliveira do Hospital sabe receber e prova disso é que acolhe 25 nacionalidades. “Somos um concelho que capta cada vez mais residentes”, frisa José Francisco Rolo.

Um concelho dinâmico

Não há dúvidas de que a EXPOH encaixa na estratégia turística do Município. Ainda assim, há muito mais para descobrir e desfrutar no concelho. Em pleno verão, destacam-se as quatro praias fluviais classificadas: Alvoco das Várzeas, S. Gião, S. Sebastião da Feira e Avô. Com a bandeira de Praia Acessível hasteada, todos estes espaços balneares contam, este ano, com informação em Braille. Para além da “monitorização da qualidade das águas” ao longo do ano, a autarquia quer que todos se sintam bem e em casa em território oliveirense.

Paralelamente à EXPOH, a Feira do Queijo, “a maior do país”, lidera o vasto “calendário de eventos” de Oliveira do Hospital que tem como aliados o alojamento local, os percursos pedestres e a restauração de excelência. Pelo concelho não falta “variedade” para deliciar os turistas, como é o caso do Açude da Ribeira, “um espaço de inegável atratividade”.

“Hoje temos uma cidade dinâmica, com dois pulmões verdes”, afirma José Francisco Rolo, dando conta de que o “Município tem tido uma gestão muito criteriosa” sobretudo no que diz respeito a “investimento em obras”. Na zona industrial da cidade, brevemente será criada uma comunidade de energia renovável. Na educação, destaque para o Campus Educativo, “o mais moderno da região de Coimbra”, com capacidade para mais de 400 alunos, do pré-escolar do 1º ciclo, com um investimento de 6,5 milhões de euros. No ensino superior, foram recentemente apresentados os projetos para a nova residência de estudantes e as novas instalações da ESTGOH. São 10 milhões de euros para «regenerar a cidade» e impulsionar o concelho e da região.

Perante uma vasta carteira de projetos em execução e em conclusão, José Francisco Rolo sublinha a “dedicação à causa pública” por parte deste executivo. “Há uma vontade imparável de fazer, de dotar o concelho de oportunidades”, conclui.

Exit mobile version