Site icon Rádio Boa Nova

EXPOH promete “convívio e animação” numa “edição renovada”. “O objetivo é afirmar a vitalidade de Oliveira do Hospital”

Arrancou, hoje, a EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital. O certame, que vai na sua 12ª edição, surge “renovado e reorganizado, adaptado aos novos tempos”. No Parque do Mandanelho, o destaque vai para a gastronomia local, os produtos gourmet e o vinho do Dão que, durante cinco dias, prometem deliciar as gentes do concelho e da região.

A EXPOH de 2023 promete, acima de tudo, “animação”, proporcionando “convívio entre famílias e amigos”, como referiu José Francisco Rolo, na cerimónia inaugural. No “anfiteatro natural” do grande pulmão verde da cidade passarão grandes nomes da música portuguesa como Julinho KSD (28), Carolina Deslandes (29) e João Pedro Pais (30). Mas, querendo dar voz “ao que é da casa”, a primeira noite é dedicada ao Soltem Talentos e a Gustavo Reinas (26) e sobe, amanhã, ao palco o Grupo AF (27). Desta forma, a organização apostou também num segundo palco, por onde vão passar “talentos locais” como bandas, grupos musicais e DJs.

Segundo o presidente do Município oliveirense, “o convite é para que toda a região desfrute do espaço, venha e descubra Oliveira do Hospital. Para o autarca, “o objetivo da EXPOH é afirmar a vitalidade de Oliveira do Hospital”. É também “um espaço para os oliveirenses da diáspora”, onde todos juntos “puxam pelo concelho, pela região e pelo interior de Portugal”.

Na opinião do autarca, o certame “expõe também o trabalho feito no concelho”. Na ocasião, avançou os “sete milhões de euros em projetos cofinanciados”. O caminho é esse: “captar investimento para modernizar Oliveira do Hospital”, um “concelho com dinamismo”.

Mais de 30 milhões de euros para Oliveira do Hospital

Convidado de honra, Pedro Dominguinhos, da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), avançou que foram aprovados cerca de 32 milhões de euros para o concelho oliveirense. “Somos olhos e ouvidos de Portugal”, frisou o responsável, afirmando que a Comissão pretende “garantir que o dinheiro do PRR cria resultados nos diferentes territórios”. O Plano exige, por isso, que se execute “bem e depressa”. E, nessa senda, foram já canalizados 380 milhões de euros para a CIM Região de Coimbra.

Segundo Pedro Dominguinhos, o objetivo é “beneficiar a sociedade, autarquias, Centros de Saúde, IPSS, áreas empresariais, etc”. No caso concreto de Oliveira do Hospital, destacou a construção de uma residência estudantil que vai oferecer “cerca de 100 camas a preços acessíveis.

Por sua vez, Luís Filipe, da CCRD Centro, elogiou o empenho da autarquia oliveirense na “atração de investimento”. Lamentou a “disparidade” que ainda existe entre territórios do litoral e do interior, uma vez que “a política pública é mais eficaz em determinadas zonas”. Quanto à EXPOH, considerou que é um espaço “para os empresários que são essenciais para o território, pois são eles que criam emprego e riqueza”.

Uma feira que dá visibilidade a Oliveira do Hospital e à região de Coimbra

Agora é o presidente da Assembleia Municipal mas, no passado, foi o impulsionador da EXPOH. José Carlos Alexandrino parabenizou o atual executivo pela coragem “em mudar” e fazer alterações. Considerou a festividade como palco de um “encontro intergeracional” que dá “dinâmica ao concelho”.

Luís Paulo Costa, vice-presidente da CIM Região de Coimbra, enalteceu a EXPOH, “uma iniciativa de afirmação do território de Oliveira do Hospital, mas também da região”. Elogiou a “ousadia” do Município em “reinventar” o evento.

Exit mobile version