Site icon Rádio Boa Nova

EXPOH: Misericórdia de Galizes continua a crescer no apoio à deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes volta este ano a marcar presença na EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.

“O que pretendemos é mostrar o nosso trabalho e as capacidades que temos para responder às necessidades da comunidade”, referiu Bruno Miranda, provedor da instituição.

Entrevistado pela Rádio Boa Nova, na emissão realizada ontem à noite a partir da EXPOH, Bruno Miranda notou que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes conta com “variadíssimas valências” e que, por isso, a participação no certame pretende dar visibilidade ao trabalho que é prestado diariamente no seio da instituição.

A Santa Casa integra a Expo Social que está localizada numa ala da EXPOH, junto a outras IPSS do concelho. Participou também na Gala Social que marcou a noite de 22 de julho. “Para mim é sempre um momento muito especial, desde que envolva os utentes, desde crianças a seniores”, afirmou o provedor, notando que é para si “muito especial partilhar essa noite com todos eles e a oportunidade de trazer os utentes da Santa Casa a este palco no Mandanelho”.

Depois de em 2018 a Misericórdia de Galizes ter comemorado os 350 anos, a instituição centra-se agora num novo projeto com que pretende alargar a resposta social na área da deficiência. Trata-se do Centro de Acolhimento Temporário para a Deficiência, que é uma resposta pioneira a nível nacional e que vai funcionar no espaço conhecido como a “Casa d’O Brasileiro”, junto à EN17, na localidade de Senhor das Almas. “O projeto está aí. Estamos apenas à espera da aprovação da Segurança Social para poder lançar o concurso público”, afirmou Brunho Miranda, contando que a instituição também espera que o projeto, que tem um investimento associado de 800 mil Euros, possa ser apoiado pelo Fundo Rainha D. Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Em causa está uma resposta que disponibilizará 16 camas (normais) e quatro de berçário, correspondendo a uma capacidade de 20 crianças. O objetivo é proporcionar um ambiente “familiar”. A nova resposta deverá entrar em funcionamento em 2020.

Exit mobile version