Site icon Rádio Boa Nova

Executivo da Câmara de Arganil promoveu primeira presidência participativa desde a pandemia 

O executivo da Câmara Municipal de Arganil retomou, na terça-feira, dia 2, o ciclo de presidências participativas, promovendo…

… na União das Freguesias de Cepos e Teixeira uma nova jornada de trabalho.

Luís Paulo Costa, Paula Dinis, Luís Almeida e Érica Castanheira, acompanhados pelo executivo da junta, liderado por José Costa, percorreram as localidades daquela união de freguesias para visitar e avaliar as obras realizadas e planear novos projetos para o território.

“À margem de um quadro de pandemia que nos mereceu muito tempo e empenho nos últimos meses, entendemos que era chegada a altura de recuperar este modelo de convite à participação e de proximidade com os nossos cidadãos, prosseguindo com o plano de ação definido para as nossas freguesias”, esclarece Luís Paulo Costa.

Fruto deste planeamento estratégico e do trabalho articulado com a união de freguesias, Cepos e Teixeira beneficiaram, ao longo dos últimos dois anos e meio, de um investimento de 850 mil euros, aos quais se juntam os mais de 130 mil euros disponibilizados por meio de contratos programas celebrados com a autarquia.

Entre as obras mais ansiadas pela população estão a requalificação dos troços Cepos-Colmeal e Teixeira-Porto Castanheiro, cofinanciada pelo Fundo de Solidariedade da União Europeia, bem como a pavimentação da estrada entre o Casal Novo e o cruzamento de Cepos, que o executivo de Luís Paulo Costa teve oportunidade de percorrer durante a jornada de trabalho. Ainda no âmbito destas intervenções de reabilitação da rede viária, foi possível repor as condições de segurança e comodidade nas estradas, através da instalação de largos quilómetros de guardas metálicas e do reforço de sinalização vertical e horizontal.

A fechar a sessão, a comitiva camarária teve oportunidade de visitar o capril recentemente instalado em Cepos, que alberga cerca de 150 cabras em regime extensivo para limpeza florestal. Este projeto, desenvolvido pelos Baldios de Cepos e Casal Novo, foi financiado pelo Fundo Recomeçar, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Arganil, da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Associação de Produtores Florestais do Concelho de Arganil.

Sem o nível de proximidade e o diálogo desejável numa sessão desta natureza, em consequência das restrições sociais impostas pela Covid-19, esta jornada de trabalho assumiu a mesma pertinência que as sessões anteriormente realizadas, assegura Luís Paulo Costa.

Exit mobile version