Site icon Rádio Boa Nova

“Eudaimonia”: Casa da Cultura de Góis acolhe espetáculo no âmbito do projeto “Portas do Céu”

O Município de Góis acolhe no próximo dia 10 de junho, pelas 21h30, o espectáculo “Eudaimonia”, uma produção do Grupo de Teatro T.E.I.A – Teatro Experimental de Intervenção de Arganil.

“Eudaimonia” é mais do que um espetáculo, é uma viagem à alma humana onde as várias emoções e sentidos são desafiados para entender qual é o conceito de felicidade. A felicidade existe ou é apenas um momento? Com este espetáculo de performance, o espetador é confrontado consigo mesmo, com os seus medos, com os seus sonhos, com a sua realidade e com e com quem o rodeia. Estaremos mais perto da felicidade do que suspeitamos? Ou teriam os gregos razão de que o termo “Eudaimonia” refere-se à conexão às coisas simples. A luta constante da corrida contra o tempo do dia-a-dia é uma das reflexões a ter em conta neste espetáculo. Por vezes, basta olharmos para o céu e respirar a sua beleza, pode ser este um momento feliz ou trazer uma sensação de felicidade? Eudaimonia…venha descobrir.

A Associação Juvenil C.U.M.E. (Cultura Urgente para a Mudança Enérgica) pensou no ano de 2014 em criar um departamento de teatro dentro da sua associação. Tal ideia foi apoiada por todos os membros e, uma vez que na equipa consta um elemento licenciado nesta área, a ideia seguiu em frente, tendo a 20 de Junho de 2015 sido consolidada num workshop onde vários jovens extra-associação se envolveram e quiseram integrar o grupo de teatro.

A ideia do nome do grupo (TEIA) surgiu devido à associação querer um acrónimo, tal como o seu (CUME), e que este contivesse em si toda a energia, vontade de mudar, alergia à passividade e capacidade de intervir de forma direta na nossa comunidade, contribuindo nas suas dinâmicas culturais. Surgiu assim a TEIA (Teatro Experimental de Intervenção em Arganil) que conta com o apoio de todos vós.

Trata-se de uma iniciativa inserida numa candidatura de programação cultural em rede designada “Portas do Céu”, alinhada com os objetivos do Aviso CENTRO- 14-2020-12, que será desenvolvida ao longo de 12 meses.

“Portas do Céu” é um projeto intermunicipal que envolve os Municípios de Pampilhosa da Serra (líder), Arganil e Góis, baseando a sua ação num modelo de cooperação territorial, que privilegia um conjunto de agentes e entidades que operam nos setores Cultural e Turístico desta região.

Exit mobile version