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Estudo da ESTGOH revela atitudes e comportamentos dos consumidores na Indústria da Moda

Um estudo recente, realizado no âmbito do projeto ESTGOH Sustentável, apoiado pelo Serviço de Saúde Ocupacional Ambiental, do Instituto Politécnico de Coimbra, revelou as atitudes e comportamentos dos consumidores no consumo de roupa.

De acordo com o estudo, a maioria dos consumidores acredita que a indústria da moda é altamente prejudicial ao ambiente e defende que a comercialização de roupa amiga do ambiente é um imperativo. 42,7% dos consumidores procuram ativamente por roupa que dure mais tempo e cerca de 90% defendem que a roupa deve ser mais resistente ao tempo, sugerindo uma aversão ao conceito fast fashion.

Além disso, cerca de dois terços dos consumidores defendem que a sociedade deve olhar positivamente para a roupa em segunda mão, mas cerca de um terço refere nunca ou raramente compra roupa usada e 21,5% não têm intenção de adquirir roupa em segunda mão.

Quanto à produção, cerca de 90% dos consumidores adquirem roupa produzida de forma ecológica, mas 60% não selecionam as suas compras com base nas técnicas ecológicas de etiquetar ou embalar.

42,2% dos consumidores referem que a roupa ecológica é dispendiosa e, cerca de dois terços, assumem que há pouca oferta no mercado. No entanto, cerca de 60% têm a intenção de optar por roupas de marcas amigas do ambiente.

Por fim, cerca de 20% dos consumidores desconfiam de que as peças de roupa ecológicas não são realmente ‘eco-friendly’, o que pode ser considerado um desafio para a indústria da moda.

Segundo Bruna Monteiro, aluna da ESTGOH e uma das autoras do estudo, “este estudo é importante para compreender como os consumidores estão a lidar com o impacto ambiental da indústria da moda e para encontrar soluções para melhorar o consumo consciente e a sustentabilidade”. “Os nossos resultados sugerem que há uma consciência crescente sobre o impacto negativo da indústria da moda no ambiente e um desejo entre os consumidores de optarem por opções mais amigáveis ao ambiente. Contudo, ainda existem desafios a ultrapassar, como a falta de oferta de opções ecológicas acessíveis e a desconfiança dos consumidores quanto à eficácia de algumas opções ‘eco-friendly’. É crucial continuarmos a sensibilizar e incentivar os consumidores a fazerem escolhas conscientes e a colaborar para a construção de uma indústria da moda mais sustentável. Este é um dos objetivos do projeto ESTGOH Sustentável”, refere.

Em resumo, este estudo fornece informações valiosas sobre as atitudes e comportamentos dos consumidores na indústria da moda e sublinha a importância de programas de sensibilização e incentivos para mudar o comportamento do consumidor e proteger o meio ambiente.

Os dados deste estudo foram recolhidos entre 21 de outubro e 11 de novembro de 2022.

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