Criada em janeiro deste ano, a Associação Sons da Arte dirigida por Alexandra Almeida e com direção artística do conhecido maestro Pedro Seabra apresentou na sexta-feira à noite, no Multiusos da Casa da Obra, o seu mais recente projeto.
Trata-se do Coro Voz’ Arte composto por vozes de 18 crianças /jovens (apenas um menino) que é revelador da dinâmica da jovem associação.
Esta manhã na Rádio Boa Nova , Alexandra Almeida, enfermeira de profissão e executante de violino referiu que a noite de 1 de julho consistiu num momento música “muito divertido e de grande qualidade”. O coro contou com acompanhamento da Orquestra Music’Arte também criada no seio da Associação e dirigida por Pedro Seabra.
Os ensaios para a estreia do coro começaram em outubro, ainda no Atelier de Pedro Seabra, onde dá aulas de música, mas rapidamente passou para o seio da Associação, com o objetivo de lhe conferir “maior visibilidade”, tal como também já tinha acontecido com a Orquestra.
Alexandra Almeida e Pedro Seabra, casados, partilham o gosto pela música e formação de jovens nesta área. A contar com o apoio de outras pessoas que nutrem o mesmo gosto, avançaram com a criação da Associação Sons da Arte. Em Março a Associação estreou a orquestra que conta com cerca de 25 elementos residentes a que se vão juntando, pontualmente, outros executantes. Depois da estreia em março, a orquestra acompanhou o Coro J’Olitá na comemoração do Dia da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital e na sexta-feira, dia 1 de julho, deu música ao Coro Voz’ Arte, entre outras atuações.
Aberta a inscrições para os dois projetos, A associação está recetiva a convites para atuações. No próximo dia 31 de julho, a orquestra vai participar com quatro elementos no concerto “Há Pressa no Ar” promovido pelo Comité Organizador Diocesano (COD) para a Jornada Mundial da Juventude 2023, que vai decorrer no Convento S. Francisco, em Coimbra, a parir das 18h00.
Veja a entrevista na íntegra: