A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) acolhe por estes dias os alunos colocados na 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que ali acorrem para a efetivação da matrícula e para um primeiro contacto com a escola e a cidade.
Ao todo foram colocados 155 novos alunos com origem em vários pontos do país, desde o Norte até ao Sul. É o caso da jovem Ana Clara Almeida, de Aveiro, colocada no Curso de Gestão e Biociências. Acompanhada pela mãe, a jovem mostrou-se satisfeita por ter sido colocada naquela que foi a sua “1ª opção” porque “é o curso que sempre quis”.
No primeiro contacto com a escola, Ana Clara não poderia estar mais agradada: “ É incrivel. São muito educados. Perfeito”. Hoje, o dia foi também para encontrar alojamento.
Para além de atrair alunos de outras paragens, a ESTGOH é também a primeira escolha para alunos do concelho. Marta Abreu foi esta tarde à escola efetivar a matrícula do seu filho Rodrigo. O jovem de 18 anos candidatou-se exclusivamente ao curso de Engenharia Informática e foi colocada. “Para nós foi muito importante o Rodrigo ter entrado na ESTGOH”, contou a mãe à Rádio Boa Nova. Marta Abreu e o filho entraram, hoje, pela primeira na escola que apenas conheciam por fora e foram “muito bem acolhidos”. As expectativas são por isso “ótimas”.
Para Vera Cunha, presidente da ESTGOH os 155 alunos colocados representam “um número francamente positivo”. “Estamos falar de 82 por cento dos alunos em termos de preenchimento de vagas”, referiu, notando que logo no primeiro dia de matrículas cerca de 70 alunos efetivaram a matrícula.
Os novos alunos são oriundos de Norte a Sul do país. “Temos uma candidata de Cerveira e uma de Caminha. O mais a sul foi Silves, Albufeira e Vila Real de Santo António”, referiu Vera Cunha, destacando também o “aumento do número de alunos do distrito de Coimbra”.
“O concelho agradavelmente colocou bastantes alunos, o que já tinha acontecido no ano passado. Somos das escolas do Politécnico que tem mais alunos de Oliveira do Hospital. É bastante satisfatório quando isto acontece”, disse ainda a presidente da ESTGOH.
À espera de conseguir o preenchimento total das vagas nas três fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, Vera Cunha garante estar em condições de proporcionar o melhor acolhimento aos novos estudantes que iniciam as aulas no próximo dia 16 de setembro.