Site icon Rádio Boa Nova

ESTGOH apresenta estudo sobre comportamento dos oliveirenses nas compras de Natal

De acordo com um estudo realizado pela Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) aos munícipes de Oliveira do Hospital sobre o seu comportamento de compras de Natal, 46% dos inquiridos prevê gastar um valor inferior a 100 euros em compras de Natal.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, comparado com o ano anterior, 43% estima gastar um valor menor, sobretudo devido ao sentimento pessimista quanto à saúde futura da economia nacional.

No que à decisão diz respeito, roupa foi o presente mais referido para oferecer a adultos (24%) e jovens entre os 12 e 18 anos (25%). Já a crianças com idades inferiores a 12 anos, a intenção de compra aponta para os brinquedos educacionais ou pedagógicos (26%).

O período preferido dos munícipes de Oliveira do Hospital para realizarem as compras de Natal compreende a primeira quinzena de dezembro (34%), logo seguido do mês de novembro (31%). Daqueles que optam por antecipar as suas compras, 31% refere que a sua escolha se deve a evitar filas/lojas cheias.

Da amostra, 81% indicou a sua preferência para adquirir os presentes em lojas físicas devido à vantagem de poder ver fisicamente o produto. Destes, a preferência passa por comprar os presentes em centros comerciais (63%) e no comércio local (32%).

Segundo a ESTGOH, a recolha de dados ocorreu durante o período de 5 a 18 de outubro e teve como amostra 412 munícipes de Oliveira do Hospital. A idade dos inquiridos variou entre os 18 e os 90 anos, com uma média de 35 anos e 60,7% eram do sexo feminino.

Exit mobile version