Site icon Rádio Boa Nova

 “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”

O saudoso professor José Ramos Mendes foi homenageado, no passado domingo, na sua terra natal, Sobral Valado, em Pampilhosa da Serra. A sua figura em ferro foi a homenagem que a Comissão de Melhoramentos de Sobral Valado e o Município de Pampilhosa da Serra quiseram prestar.

Numa tarde, que reuniu amigos e familiares do conhecido professor Ramos Mendes, não faltaram palavras de apreço e gratidão para com este “ilustre sobral valadense”.

“A homenagem que hoje fazemos é merecida e de inteira justiça”, começou por dizer António Ramos, presidente da União Progressiva Sobral Valado, evidenciando a dedicação que o professor tinha ao “serviço da comunidade”. “Este memorial em sua homenagem tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que, em vida, foi uma personalidade distinta”, afirmou.

Na ocasião, Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil que proporcionou o lançamento do livro “Contos e Poemas de Natal” do professor Ramos Mendes, relembrou os “elevados cargos” que o mesmo desempenhou devido à sua “elevada oratória e capacidade de comunicar”. “Para nós, o professor Ramos Mendes era um professor de elevado valor e fará sempre parte da nossa história”, disse.

Miguel Nuno Ramos, sobrinho e afilhado de Ramos Mendes, não ficou de fora da homenagem e dirigiu algumas palavras ao professor, com um texto intitulado “O Ser e o Ter”. “Ao longo dos seus quase 80 anos, foi um ser com quem nós gostávamos de estar e de privar., enquanto pessoa que nasceu para ser e não apenas para ter”, recordou.

“Hoje o sol brilha mais forte porque somos lembrados na nossa morte tanto quanto nos demos aos outros em vida e a prova está aqui”, começou por expressar Marta Mendes, filha do falecido professor. A destacar o seu papel no seio familiar, Marta Mendes referiu que o seu pai “soube sempre mostrar que a família é o maior porto seguro em todas e quaisquer adversidades”. “Obrigada marido, pai e avô por continuares a ser o nosso melhor amigo”, concluiu.

José Brito, presidente do Município de Pampilhosa da Serra, na sua intervenção fez questão de evidenciar que o professor Ramos Mendes “era de uma entrega total”. “Foi uma dádiva enorme”, disse, realçando o percurso que fez na política. “Fê-lo sempre em defesa do seu concelho. Agradeço-lhe muito por aquilo que ele fez enquanto presidente da Assembleia Municipal. Um homem de consensos, que interpretou, a cada momento, os interesses do concelho”, rematou.

Amigo de José Ramos Mendes, João Bilha prestou uma pequena homenagem com uma declamação. “Estamos todos nós num lugar nobre. Tão nobre como foi nobre o seu percurso. Não é só um poema mas é um hino de louvor e de gratidão ao que fizeste por todos nós”, declamou.

A placa de ferro com a figura do professor Ramos Mendes foi descerrada pelos netos Henrique e Duarte.

A homenagem contou com a participação da Filarmónica de Pampilhosa da Serra e com a Eucaristia na Igreja de Sobral Valado, celebrada pelo pároco Orlando Henriques.

Recorde-se que José Ramos Mendes foi também colaborador na Rádio Boa Nova.

Exit mobile version