Site icon Rádio Boa Nova

Estátua de S. João Paulo II, o futuro padroeiro de Oliveira do Hospital, está “quase pronta” (com vídeo)

 Pela mão de Zeferino Paulo Monteiro, mestre na arte de trabalhar a pedra, a estátua vai atingir dois metros meio de altura e cerca de três toneladas.


Foi a partir de um bloco de granito que Zeferino Paulo Monteiro iniciou, há pouco mais de um mês, a estátua de S. João Paulo II.  A pouco mais de uma semana da grande cerimónia dedicada a acolher o Santo Padre como padroeiro do concelho de Oliveira do Hospital, a peça está praticamente pronta. Assim parece, mas Zeferino Paulo Monteiro, refere que faltam os “pormenores de aperfeiçoamento”. Numa corrida contra o tempo, o conhecido artista acredita terminar a tempo a peça que, por ser de difícil execução, mais motivação lhe deu fazer.

Empenhado nesta, que é uma peça especial pelo seu significado, Zeferino Paulo Monteiro é homem de meter mão à pedra para executar todo o tipo de trabalhos. Natural de Meruge, com 55 anos, fez a sua primeira exposição aos 18 anos. Agora dedica-se mais às encomendas, mas tem obras espalhadas na região, no país e vários cantos do mundo.

Zeferino Paulo Monteiro responde assim ao repto que lhe foi lançado pela Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, que tem em vista a criação de um santuário destinado a venerar o futuro padroeiro do concelho: S. João Paulo II.

Espera o padre António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital, que o acolhimento de S. João Paulo II “seja uma bênção para o concelho”, que “ a fé fique revigorada” e Oliveira do Hospital possa contar “com uma geração de jovens que queiram viver a fé”. Para o efeito, está também a ser criada uma associação de “fiéis” à qual António Loureiro apela a participação, com direito a medalha própria. O objetivo é “promover a culto a S. João Paulo II” e outras atividades. “Esperemos que seja um desígnio que começa para bem do nosso concelho e que ajude aglutinar a comunidade cristã e social de Oliveira do Hospital”, refere.

O acolhimento de S. João Paulo como padroeiro tem associada uma relíquia do santo já chegada à Unidade Pastoral. “Temos relíquia autêntica de S. João Paulo II, que será posta à veneração dos fiéis, com parte do corpo de São João Paulo II, cabelos autênticos certificados pelo Vaticano, que recordam a figura S. João Paulo II, que deste modo fica fisicamente entre nós”, sublinha o pároco oliveirense.

A resposta da comunidade tem sido de “alguma expectativa”, porque “é um santo que muitos de nós conhecemos”. “Penso que vai ser um momento muito importante para Oliveira do Hospital e vida cristã no nosso concelho”, conclui.

Exit mobile version