Site icon Rádio Boa Nova

Estado apoia com 50 mil Euros a requalificação da Igreja Matriz de Midões. Obra vai custar 100 mil Euros

A Igreja Matriz de Midões, no concelho de Tábua, que este ano assinala 200 anos, vai ser objeto de trabalhos de beneficiação que vão incidir, maioritariamente, no arranjo e pintura das paredes exteriores e interiores, entre outros. A obra estimada em 100 mil Euros vai ser comparticipada pelo Estado em 50 mil Euros.

Assim está estipulado no Contrato Programa que, esta manhã, foi assinado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua e que foi assinado entre a Direção Geral da administração Local (Sónia Ramalhinho), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (Maria José Castanheira Neves) e a Fábrica da Igreja Paroquial de Midões (Padre José Tomás), numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel. Foi anfitrião o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, Nuno Tavares e a presidente da Junta de Freguesia de Midões, Sónia Oliveira.

O Padre José Tomás, pároco de Midões e presidente da Fábrica da Igreja, não podia estar mais satisfeito com o passo que hoje foi dado. “O nosso sentimento é de profunda gratidão, neste momento de grande honra para todos os membros da comunidade de Midões”, afirmou o responsável que, à Rádio Boa Nova, avançou que este era um passo “que já há muito tempo que se esperava”. Ainda sem previsão para o início dos trabalhos, nem para a sua conclusão, José Tomás e a comissão fabriqueira assumem como prioridade o arranjo das paredes interiores e exteriores da Igreja Matriz, que vai dando sinais de degradação. Trata-se de uma “igreja grande”, pelo que o jovem padre ainda não sabe se o valor vai ser suficiente para que se possa fazer uma intervenção nos altares do espaço, que tem a Nª Srª das Neves como padroeira.

Já de olhos postos na inauguração dos trabalhos de beneficiação em que espera poder organizar uma cerimónia com a presença do “Sr. Bispo” em jeito de “gratidão a todos quantos por lá passaram”, o padre de Midões sabe que a concretização dos trabalhos só será possível com o bom envolvimento da comunidade, que é chamada a colaborar nesta obra. Refira-se que os restantes 50 mil Euros terão que ser assegurados pela comunidade e entidades locais. “As paróquias sempre ajudaram e devem ajudar”, afirma o padre responsável que, assim, lança um apelo à comunidade “para ajudar”.

A dar conta do empenhamento do Município na “recuperação” do seu património, o presidente da Câmara Municipal de Tábua felicitou o governo, em particular o secretário de Estado Carlos Miguel por ter “a sensibilidade em acarinhar este projeto”. “Com este conjunto de pessoas, conseguiu-se muito bem que um passo fosse dado para que um património com 200 anos possa ser recuperado”, frisou Ricardo Cruz, notando que o restante apoio (50 mil Euros) cabe à comunidade e às instituições. Assinado o Contrato-programa “no papel”, o autarca Tabuense está certo de que “esta assinatura representa muito para o povo de Midões”.

Ainda que o Município “não tenha compromisso assinado” em torno desta obra, o Secretário de Estado Carlos Miguel apreciou o bom envolvimento da autarquia que, pese embora “a luta diária para ter contas certas, disse que iria ajudar a encontrar a parte restante” para a realização das obras. Pela primeira vez na sede do concelho de Tábua, o governante disse hoje que já tinha visitado Midões, assim como a Igreja Matriz, estando por isso a par “da importância que representa para o território para o exercício da fé” e enquanto “património visitável”. “Ainda que sendo da Igreja, o Estado tem a obrigação de ajudar na sua recuperação”, vincou o governante. O apoio vai ser de 50 mil Euros, um montante que “para o Estado é uma migalha, mas que  para a comunidade Midões é um pequeno nada importante”.

Exit mobile version