Site icon Rádio Boa Nova

“Esta Associação tem como objetivos reconhecer, regular e representar a figura do preparador físico no basquetebol português”

Formalizada oficialmente em novembro de 2020, a Associação Portuguesa de Preparadores Físicos de Basquetebol (APPFB) tem como objetivos “reconhecer, regular e representar a figura do preparador físico no basquetebol português”.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, o conhecido oliveirense Nuno Couceiro, preparador físico, jogador de basquetebol e, agora, elemento da APPFB, adiantou que a Associação surgiu em plena pandemia, no primeiro confinamento decretado em Portugal, entre março e abril de 2020, após “contactos entre alguns preparadores físicos portugueses”.

“Percebemos que, se calhar, podíamos criar um grupo de pessoas que pudessem fazer mais alguma coisa pelo basquetebol e, desde então, que temos estado em contacto. Chegámos à conclusão que a melhor ideia seria criar a Associação Portuguesa de Preparadores Físicos de Basquetebol. Na nossa opinião, a parte de preparação física está um bocadinho à margem dos clubes e da própria Federação. Ainda é vista com alguma resistência”, explicou Nuno Couceiro, defendendo que “é uma parte fundamental para o basquetebol subir uns pontinhos e chegar ao nível, por exemplo, dos vizinhos espanhóis que estão num nível altíssimo”.

“Queremos contribuir, enquanto Associação, para que o nosso basquetebol possa melhorar e ser cada vez mais profissionalizado”.

Na opinião de Nuno Couceiro, uma equipa técnica de um clube devia contar, para além do treinador principal, com um “treinador adjunto, preparador físico, fisioterapeuta e alguém ligado à psicologia e nutrição”.

Sobre o momento atípico que vivemos devido à pandemia da Covid-19, o preparador físico oliveirense admite que haja um trabalho redobrado devido a esta “fase bastante delicada”, porém considera que a paragem forçada, em seniores e formação, pode ser uma “oportunidade” para trabalhar individualmente. “Acho que devemos ver isto como uma janela de oportunidade para podermos trabalhar determinadas coisas que durante uma época normalmente não temos tempo”, afirmou.

Para além de Nuno Couceiro, Miguel Sousa, também natural de Oliveira do Hospital, faz parte da Associação. A APPFB é constituída por 11 elementos: Pedro Maio (BC Barcelos), Tiago Sousa (CAB Madeira), Nuno Couceiro (Sampaense Basket), Jorge Arede ( BC Vila Real), Luís Catarino ( UD Oliveirense), Miguel Sousa (Combine Academy- EUA), André Ferreira (FC Porto), Nuno Bompastor (CD José Régio), Rafael Vaz (Melilla Baloncesto- Espanha), José Araújo (SC Coimbrões) e Ricardo Oliveira (CPN Basket).

Veja ou reveja a entrevista no vídeo acima »»»

Exit mobile version