Na Sant’Ana Residência Sénior a “esperança” foi “renovada”, esta manhã, com a vacinação de utentes e colaboradores contra a Covid-19. Cerca de 94 pessoas, das quais 63 utentes, foram vacinadas e está à vista “o início do fim da pandemia”.
Em declarações à Rádio Boa Nova, Ana Pereira, diretora técnica do lar, não escondeu o “alívio” que, para si, representa a vacinação. Hoje, foi um dia de “esperança para todos”. “Poderá ser uma maneira de deixarmos de ficar presos”, afirma.
Segundo a responsável, todos os utentes da instituição vão ser vacinados com exceção daqueles que se encontram em isolamento por terem regressado de consultas externas. As famílias dos utentes acamados e dependentes foram também informadas e “ninguém se opôs à vacina”.
À Rádio Boa Nova, Ana Pereira realçou o esforço e dedicação dos colaboradores que têm “trabalhado em espelho, por 12 horas”, assim como da direção que sempre apostou em equipamentos de proteção para salvaguardar os utentes. Até aos dias de hoje, a instituição não registou qualquer caso positivo.
Como medida preventiva, e numa altura em que o concelho de Oliveira do Hospital regista um grande aumento de casos de Covid-19, a direção da Sant’Ana Residência Sénior decidiu suspender a visita de familiares.
Também com a perspetiva de que a vacinação representa “o início do fim da pandemia”, o conhecido enfermeiro Sá Rodrigues, que também exerce funções na instituição, olha para a vacina como um sinal de “esperança renovada”.
“Acredito, com toda a convicção, que vai ser parte da resolução do problema da pandemia”.
Já vacinado contra a Covid-19, o conhecido enfermeiro considera que “toda a gente devia ser vacinada”.
Isaura Teixeira, de 105 anos, foi a utente mais velha da instituição a receber a vacina, momento muito comovente para os colaboradores e direção.
Refira-se que a Sant’Ana Residência Sénior pertence ao Grupo IG, dos empresários oliveirenses Carlos e Rui Gonçalves.
O processo de vacinação decorre ao longo desta semana nos lares do concelho de Oliveira do Hospital, englobando cerca de 800 idosos.