O especialista em Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa, Pedro Vaz, considerou hoje na Rádio Boa Nova que é “urgente” que sejam retomados os atos médicos…
… que foram interrompidos devido ao confinamento imposto pela Covid-19.
No programa “Contributos para a Saúde”, o especialista referiu que os “danos colaterais já se fazem sentir”. “Se não retomarmos rapidamente consultas, exames de diagnóstico e tratamentos podemos estar a criar danos colaterais astronómicamente superiores aos da pandemia. Com os conhecimentos que temos devemos retomar as consultas”, considerou Pedro Vaz.
Recomendou que na retoma das consultas, “o paciente deve vir diretamente da rua para a consulta, sozinho, usar máscara facial que não deve retirar salvo raras exceções. Os profissionais de saúde só têm que usar o seu conhecimento para garantir que tudo corre bem. As pessoas não devem arrastar situações clínicas”.
Pedro Vaz é defensor do modelo “bio-psico-social”, em que estão intimamente ligados o lado físico, emocional e social. Alertou para o facto de “o medo, o pânico e a incerteza poder estar a levar a situações clínicas muito delicadas”, podendo “agravar quadros de ansiedade e irritabilidade”. Na Rádio Boa Nova, destacou os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa que, “como é holística, conhecendo de forma pormenorizada os sintomas de cada quadro clínico consegue fazer uma correção hormonal da desarmonia e ajudar bastante nestas situações”.
“Penso que será importante nesta fase de regresso não banalizarmos, mas termos um cumprimento responsável de certas restrições, mas irmos eliminando este medo!, aconselhou o especialista.
Veja o vídeo