O concelho de Oliveira do Hospital dispõe, agora, de um Espaço Cidadão. Situado no rés-do-chão da Câmara Municipal, o espaço vai garantir “mais e melhores serviços” à população oliveirense. A cerimónia de inauguração, que decorreu esta manhã, contou com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Filipe Campolargo.
Para o anfitrião José Francisco Rolo, autarca de Oliveira do Hospital, a implementação deste Espaço Cidadão na cidade “faz parte da estratégia de melhoria e proximidade dos serviços às pessoas”. Assim, o presidente do Município congratulou-se por “hoje haver um atendimento que reúne diferentes entidades num único balcão, possibilitando o acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades que prestam serviços de interesse público”.
Para José Francisco Rolo, a implementação deste novo balcão comprova que “Oliveira do Hospital é um Município Amigo do Cidadão porque aposta na modernização e digitalização dos serviços, assim como na criação de mais serviços de proximidade”. Em causa está também a “desburocratização e poupança de tempo útil” num Município que “aposta na modernização dos serviços, criando assim uma administração mais ágil e próxima das pessoas”.
Perante as entidades convidadas, o autarca frisou que “este é um serviço de atendimento digital assistido a vários serviços públicos, não visando substituí-los, mas sim complementar”.
“Este é um serviço para todas as idades, nacionalidades, inclusivo e que permite igualdade de acesso a todas as pessoas”, afirmou, sublinhando que a autarquia pretende “alargar às freguesias”. Segundo José Francisco Rolo, esse objetivo encontra-se “em fase de avaliação”, sendo que “facilitará a vida aos cidadãos, evitando que se desloquem à sede do concelho”.
Para o presidente do Município, o Espaço Cidadão representa “um serviço público de qualidade, próximo das pessoas”.
A sublinhar que “o mais importante de uma sociedade é o cidadão”, o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa garantiu que “a Administração Pública é feita para estar ao serviço dos cidadãos”. Assim, “o Espaço Cidadão é o rosto humano de uma Administração Pública que se quer ao serviço das pessoas”. Para Mário Filipe Campolargo, estes Espaços assentam em “três A: aproximar a Administração Pública do cidadão, antecipar as suas necessidades e automatizar a resposta”. Na ocasião, avançou que, no âmbito do PRR, estão previstos 22 milhões de Euros para Espaços e Lojas do Cidadão.
Uma vez que o Espaço Cidadão surge através de um protocolo com a Agência para a Modernização e Administrativa, o presidente da entidade, João Dias, destacou “a missão importante de “servir melhor, com mais proximidade e não deixar ninguém para trás”. O responsável avançou que, no corrente ano, “mais de 65 Espaços Cidadão vão abrir por todo o país”.
No Espaço Cidadão de Oliveira do Hospital do Hospital, que funciona todos os dias úteis, entre as 9h00 e as 16h30, os cidadãos poderão tratar de assuntos da responsabilidade de várias entidades como: ACT – Autoridade para as condições do trabalho; AT – Autoridade Tributária; ADENE – Agência para a Energia; ADSE – Instituto Público de Gestão Participada; AMA – Agência para a Modernização Administrativa; CGA – Caixa Geral de Aposentações; DGAE – Direção-Geral das Atividades Económicas; DGAJ – Direção-Geral da Administração da Justiça; ISS – Instituto da Segurança Social; IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes; IEFP – Instituto de emprego e Formação Profissional; SEF – Serviço de Estrangeiro e Fronteiras; e SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.