Site icon Rádio Boa Nova

Escolas do Politécnico da Guarda retomam aulas presenciais com “fortes medidas de proteção”

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) retoma, hoje, as aulas e atividades presenciais, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde e da Direção-Geral do Ensino Superior para garantir a segurança de toda a sua comunidade académica. As instalações das quatro escolas do IPG – salas de aula e de reunião, laboratórios, bibliotecas, cantinas e piscina – vão estar em funcionamento e disponíveis para os docentes, estudantes e investigadores.

“As nossas escolas estão preparadas para voltar a receber aulas presenciais e garantir a todos os estudantes, professores e funcionários a sua segurança sanitária através de fortes medidas de proteção”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Estas são ótimas notícias para toda a comunidade académica do IPG: entendemos que o ensino à distância não consegue transmitir aos estudantes uma experiência académica total e, por isso, sempre a vimos como uma solução temporária face à pandemia e um complemento ao ensino presencial, mas nunca como um substituto”.

Desde o início da pandemia da Covid-19, as escolas do IPG asseguraram o cumprimento dos diversos planos curriculares e programas de avaliação, adotando as metodologias de ensino mais adequadas à situação sanitária do país. Em todos os momentos foram respeitados os compromissos assumidos perante a comunidade académica, em especial os estudantes.

O regresso das atividades presenciais irá processar-se nas quatro escolas do Politécnico da Guarda: a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG); a Escola Superior de Saúde (ESS); a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) e a Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH).

“O objetivo é retomar as aulas em moldes semelhantes aos do primeiro semestre deste ano letivo: com turmas em espelho, metade em sala de aula e o outro grupo em casa”, afirma o presidente do IPG. “Iremos manter esta metodologia uma vez que os espaços reservados para os estudantes em sala de aula não poderão ultrapassar os dois terços de lotação”. Os estudantes terão um sistema de rotatividade que irá funcionar em todas as escolas do IPG.

Testagem de estudantes começa na quarta-feira

O Instituto Politécnico da Guarda – em articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa e a DGES – vai dar início ao “Programa de testagem CVP – Ensino Superior” na quarta-feira, dia 21 de abril, no pavilhão das Residências. Os estudantes serão testados numa primeira fase e os docentes, investigadores e funcionários do IPG farão parte do grupo seguinte.

A equipa de rastreio será constituída por docentes da Escola Superior de Saúde, os quais serão distribuídos por três grupos: “o primeiro procederá à receção das pessoas e à recolha dos dados pessoais de identificação de cada testado; o segundo grupo irá realizar os testes, enquanto o terceiro grupo fará a sua interpretação analítica e indicará os resultados até 12 horas após a sua realização. Todos os exames são voluntários e carecem de pré-inscrição para o agendamento do dia e da hora para as análises. A testagem irá decorrer todos os dias da semana até que todos os interessados tenham sido testados”, explica Inês Fonseca, coordenadora da equipa de testagem.

Para prevenir a transmissão da Covid-19 o IPG irá também proporcionar ações de controlo e de monitorização de sintomas da comunidade da instituição e garantir a limpeza, desinfeção e ventilação adequada dos espaços. Serão ainda implementadas regras e procedimentos que reforcem o distanciamento entre pessoas, bem como a promoção da higiene pessoal e da utilização de equipamentos de proteção individual, como máscaras e viseiras.

Com as medidas adotadas, não houve desde a entrada da pandemia em Portugal em março de 2020 quaisquer evidências de contágios da Covid-19 no interior das instalações das escolas do Instituto Politécnico da Guarda. “Apesar de já terem sido registados casos de Covid-19 no IPG, nunca existiram redes de contágios”, afirma o presidente Joaquim Brigas. “Este controlo epidemiológico só foi possível devido à robustez e fiabilidade dos protocolos de segurança que implementámos, de acordo com todas as normas estabelecidas pelas entidades competentes”.

Exit mobile version