O Summer CEmp, a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, regressa este ano. O programa intensivo com formação sobre a União Europeia e o papel da Comissão Europeia acontece desta vez em Miranda do Douro de 28 a 31 de agosto. É destinado a estudantes do Ensino Superior até aos 30 anos e a inscrição é grátis.
De acordo com uma nota publicada pela organização, durante quatro dias, estes jovens têm a oportunidade de “refletir sobre as prioridades e políticas europeias, em interação com exemplos concretos da região de acolhimento”, que este ano é Trás-os-Montes. A este momento de debate e formação junta-se um largo painel de convidados, das mais diversas áreas da atualidade portuguesa e europeia, nomeadamente da política, dos media, da academia, do desporto, da cultura e dos setores privado e social.
A iniciativa, onde os custos de alojamento e alimentação ficam a cargo da Comissão Europeia, nasceu “da vontade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno do que é, e do que pode ser o projeto europeu”. Em edições anteriores, o Summer CEmp passou por Monsanto, Marvão, Monsaraz, Alcoutim, Ribeira Grande e Ponte da Barca.