Site icon Rádio Boa Nova

Escola da Ponte das Três Entradas fechada devido à greve de Função Pública

A greve da Função Pública marcada para hoje levou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no concelho de Oliveira do Hospital,…

… devido à “ausência total de assistentes operacionais”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital disse que a greve teve “algum impacto” nas escolas do concelho, nomeadamente na Escola da Ponte das Três Entradas. “Tivemos que encerrar devido à ausência total de assistentes operacionais”, referiu, notando que foram acionados os transportes para garantir o regresso dos alunos às suas casas.

Nas restantes escolas, “alguns funcionários e professores também estão a fazer greve”, mas segundo Carlos Carvalheira foi possível manter os espaços em funcionamento. “Naturalmente que com algumas perturbações ao normal funcionamento, mas deu para manter. Há pelo menos serviços mínimos assegurados”, referiu.

Num primeiro olhar, Carlos Carvalheira admite que sejam os assistentes e técnicos operacionais que estão a aderir à greve em maior número e menos professores.

À Rádio Boa Nova, o diretor disse compreender os motivos da greve, mostrando-se solidário com todos os funcionários públicos que hoje estão em falta ao trabalho em jeito de protesto. “A greve é um direito. Acho que todos temos que ter este sentir. A greve é para melhoria das situações e temos que aceitar”, considerou.

Refira-se que, inicialmente, a greve foi convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (ligada à CGTP) para pressionar o Governo a incluir no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) a verba necessária para aumentar os trabalhadores da função pública, cujos salários estão congelados desde 2009.

Contudo, após a última ronda negocial no Ministério das Finanças, em meados de outubro, a Federação de Sindicatos da Administração Pública e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, ambos filiados na UGT, anunciaram que também iriam emitir pré-avisos de greve para o mesmo dia, tendo em conta a falta de propostas do Governo.

Exit mobile version