Site icon Rádio Boa Nova

Ervedal da Beira recupera tradição perdida há mais de 70 anos. Solene Procissão do Senhor dos Passos acontece domingo à tarde

Ervedal da Beira recupera tradição perdida há mais de 70 anos. Solene Procissão do Senhor dos Passos acontece domingo à tarde

No próximo domingo, dia 13, realiza-se em Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, a Solene Procissão do Senhor dos Passos. Própria deste período quaresmal, a iniciativa acontece pelo terceiro ano naquela localidade, retomando-se uma tradição perdida no concelho “há mais de 70 anos”.

A acontecer no “Domingo de Passos”, a 15 dias da Páscoa, a procissão é organizada pela Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital que, desde 2014, tem vindo a melhorar este evento religioso. “No primeiro ano criámos o itinerário com bonitos altares. No segundo ano conseguimos a aquisição da imagem de Nª Srª das Dores  e o andor. Este ano, conseguimos uma imagem nova do Senhor dos Passos que encomendámos em Braga e que irá impressionar toda a gente”, assim espera o diácono Francisco Prior Claro, notando que tem havido um “grande esforço” da unidade pastoral e da população para o retomar da procissão. Este ano, todas as expectativas se centram na nova imagem que “ é muito rica e bela”.

Desde que foi retomada em 2014, a iniciativa “congrega um cada vez maior número de pessoas, porque na região não há esta procissão”. Em causa está uma procissão “emotiva” pelo encontro da imagem de Nossa Senhora das Dores com a imagem do Senhor dos Passos.

A procissão acontece no próximo domingo, dia 13, a partir das 15h00, com solenização pela Filarmónica de Ervedal da Beira. Para além da vertente religiosa, a iniciativa surge “associada à arte, à beleza por cantos próprios, das imagens, dos rituais e das crianças caracterizadas e adultos vestidos a rigor”. “Temos feito esforço para que a tradição vá ganhando raízes e seja servido um bom momento de cultura, mas sobretudo de oração nesta jornada quaresmal”, refere Francisco Prior Claro, diácono da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital.

Exit mobile version