No seguimento da sua estratégia de orientação vocacional a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, voltou a marcar presença nas edições de 2025, da Qualifica e da Futurália, que decorreram respetivamente na Exponor – Feira Internacional do Porto e na FIL – Parque das Nações em Lisboa.
Com o tema “Aprendizagem ao longo da vida”, também conhecida como educação continuada, a edição deste ano da QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, pretendeu reforçar a consciencialização do público jovem para a aquisição contínua de conhecimento e aperfeiçoamento ao longo de toda a vida.
Já a FUTURÁLIA, a maior Feira de Educação, Formação e Empregabilidade do País, regressou, pelo terceiro ano consecutivo, com o tema “Ninguém fica para trás. Educação para todos”, reforçando o compromisso com a promoção da sustentabilidade na educação e na aprendizagem ao longo da vida, assim como na educação digital, inclusiva e acessível.
Combinando a pertinência dos temas propostos nestes dois certames de informação e consultoria sobre educação, formação e empregabilidade, a EPTOLIVA voltou assim a proporcionar aos alunos finalistas do ensino secundário, dos vários cursos profissionais em funcionamento, o contacto com possíveis escolhas académicas nacionais e internacionais de qualidade e com as múltiplas potencialidades de opções e rumos profissionais, facilitando aos futuros profissionais, o acesso a informação sobre o mundo académico e empresarial, a educação formal e informal, tendo em vista motivar e incentivar os jovens alunos a encontrar o seu talento e a apoiar as decisões do seu futuro pessoal e profissional na escolha de uma carreira e/ou a compreender os novos perfis e mentalidades do mercado de trabalho.
O presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, acredita que “alunos mais informados e com um leque alargado de escolhas são, sem dúvida, alunos com futuros académicos e profissionais mais promissores, razão pela qual a EPTOLIVA continua empenhada em reforçar a estratégia de orientação vocacional, de forma a proporcionar aos seus alunos um leque abrangente de oportunidades para explorarem as suas opções de futuro.
“O reforço desta estratégia de orientação vocacional tem gerado resultados notáveis. A EPTOLIVA orgulha-se de apresentar excelentes índices de empregabilidade nas áreas de formação e, crucialmente, taxas de acesso ao ensino superior claramente acima da média nacional das escolas profissionais. Este sucesso reflete a qualidade e excelência do ensino ministrado, que se traduz também na colocação e fixação de talentos nas Instituições de Ensino Superior da região, contribuindo também para o desenvolvimento local e regional. O melhor de dois mundos é o que a EPTOLIVA continuará a oferecer a tod@s”, conclui Daniel Costa.