Com o projeto “Requalificação dos Resíduos de Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”, coordenado pela docente Honorata Pereira e desenvolvido …
… pelos alunos Carlos Quintino, Catarina Costa e Bruno Paulino, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, foi a única escola profissional de Portugal apurada à 18.ª edição do concurso “CIENCIA EN ACCIÓN XVII” num inventário de cerca de 200 trabalhos científicos selecionados a competir na final deste concurso, que se realizará entre 6 e 8 de Outubro de 2017, no IzarraCenter em Ermua (Espanha). A final ibérica é experienciada pela EPTOLIVA pela segunda vez consecutiva.
O “CIENCIA EN ACCIÓN XVII” é um concurso internacional de ciências dividido em várias modalidades (matemática, física, química, biologia, saúde e astronomia) promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha e que se destina a professores, investigadores e/ou alunos que falam espanhol ou português. Este programa tem por objetivo aproximar a ciência e a tecnologia ao grande público de uma forma dinâmica, fácil, atrativa e motivadora, de tal forma que os jovens se interessem por temas científicos e desfrutem ao longo do concurso de experiências que consolidem competências investigativas, críticas e científicas.
Para Daniel Dinis Costa, presidente da ADEPTOLIVA, este é mais um prémio revelador da qualidade do ensino empreendedor ministrado na EPTOLIVA, cujo sucesso tem trazido à escola o reconhecimento e distinção como a melhor escola profissional do país. Estes são os exemplos de boas práticas inovadoras e diferenciadoras do ensino, estando a EPTOLIVA empenhada em desafiar os agentes educativos nacionais e regionais, a encontrarem formas de levar o ensino empreendedor e inovador a muito mais alunos, potenciando assim a qualidade da educação e formação profissional, objetivo central da clara aposta no ensino profissional.