Site icon Rádio Boa Nova

Eptoliva quer continuar a crescer em Oliveira do Hospital e na região (com vídeo)

A Escola profissional Eptoliva é, hoje, responsável por ministrar um ensino de qualidade no concelho de Oliveira do Hospital e na região, captando alunos de vários concelhos limítrofes.

Com sede na cidade de Oliveira do Hospital e pólo em funcionamento no concelho de Tábua, a Eptoliva contou no último ano letivo com um total de 220 alunos e somou prémios na área do empreendedorismo e inovação. A escola foi considerada a melhor na região de Coimbra e a terceira melhor a nível nacional.

Ontem à noite, no decorrer da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, Daniel Costa, presidente da Adeptoliva (Associação que gere a Eptoliva), disse à Rádio Boa Nova que os bons resultados alcançados pela escola são motivo de “orgulho”. Apesar de considerar que os “rankings valem o que valem”, são indicadores de que a escola está a “desempenhar um excelente trabalho”.


A Eptoliva está localizada no interior do país e para Daniel Costa o que a diferencia é o “projeto muito vocacionado para a componente prática, empreendedorismo e inovação, que tem possibilitado vencer prémios no país e além fronteiras”. Vale também a “forte ligação ao tecido empresarial”, o que permite que os alunos não olhem para escola como um “espaço fechado”.

A esta altura a escola prepara o próximo ano letivo, com uma oferta formativa reforçada. Para além dos “cursos âncora” da Eptoliva, nas áreas de mecatrónica, manutenção industrial e mecânica automóvel, turismo e auxiliar de saúde, a escola aposta este ano num curso de desporto.  “Continuamos também a ter o design e um curso de recursos florestais e ambientais”, referiu Daniel Costa. “Estamos na fase de angariação de novos alunos e esperamos abrir todos os cursos”, explicou o responsável, que se mostra satisfeito por “de ano para ano, a escola conseguir atingir os objetivos a que se propõe”. O responsável lembra que “o ensino profissional é hoje o ensino que mais tem crescido e tem sido uma aposta do próprio Ministério da Educação”.

O sucesso da Eptoliva está também ligado à elevada taxa de empregabilidade dos alunos que ali completam o seu ciclo de estudos. “Neste momento, recebemos comunicação de várias empresas para angariar alunos. E os alunos que estagiam também acabam por ficar nas empresas”, refere Daniel Costa, lembrando que o ensino profissional para além de habilitar os alunos para seguir a via profissional , também lhes permitir prosseguir os estudos para o ensino superior.

Exit mobile version