O ano letivo 2020/2021 teve início ontem, dia 15 de setembro, na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, com um universo escolar de 110 novos alunos, um maior número de alunos de sempre, distribuídos por sete cursos, Auxiliar de Saúde, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel, Eletrónica Automação e Comando, Design, Desporto e Turismo.
A receção aos novos alunos decorreu em simultâneo nos espaços sede em Oliveira do Hospital e Pólo de Tábua agraciada com as presenças da Vereadora da Educação de Oliveira do Hospital, Prof.ª Graça Silva e do Vice-Presidente do Município de Tábua, Dr. Ricardo Cruz.
Agradecendo a confiança que os novos alunos e encarregados de educação depositaram na EPTOLIVA para formar o seu futuro, Daniel Costa, Presidente da ADEPTOLIVA, deixou algumas recomendações para este ano letivo, tendo em conta o impacto da pandemia na sociedade e os efeitos associados à segurança, bem-estar e aprendizagem dos alunos, reforçando que a saúde pública e a confiança na escola dependem de todos e de cada um de nós.
E por isso, depois de concluído o plano de funcionamento para mais este ano, que se tem afigurado atípico, a EPTOLIVA encontra-se já preparada para um modelo de ensino misto, que será a opção mais adequada para a comunidade educativa existindo já soluções adaptadas às características de cada curso. Também à semelhança do ano transato foi entregue um “tablet” a cada novo aluno, pelo presidente da ADEPTOLIVA que, considerou crucial este investimento digital traduzido num «instrumento de trabalho individual» que permitirá «dotar os alunos das melhores condições de ensino» garantindo as condições necessárias a qualquer dos cenários possíveis que possam vir a ocorrer no regime de ensino. Reforçando a importância do esforço coletivo e individual de todos, desde o agregado familiar até à vivência na escola, consciencializando para a importância da entreajuda e de comportamentos responsáveis, Daniel Costa deixou uma mensagem positiva, motivadora e de confiança para encarar este novo ano letivo como um regresso feliz.
Também a Vereadora da Educação de Oliveira do Hospital referiu que gostaria de estar presente de forma mais afetuosa, mas contratou-se pela realização de uma cerimónia simbólica, parabenizando a todos pela escolha da EPTOLIVA na sua formação, uma casa de família, onde a inovação e a tecnologia andam de mãos dadas, uma escola sempre atenta à mudança, para garantir o sucesso dos alunos. Em nome do Município, manifestou o seu orgulho na oferta formativa de Oliveira do Hospital, desatacando a EPTOLIVA na formação dos jovens na sua região de abrangência, e que ganhou notoriedade nos últimos anos pelo trabalho de excelência desenvolvido.