Site icon Rádio Boa Nova

Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade

A Eptoliva conta com um curso “com enorme saída” e que é “motivo de orgulho” para a direção da Escola Profissional que, hoje chamou a si promotores turísticos, …

… responsáveis regionais e nacionais pelo setor, autarcas, entre outros, para assinalar o Dia do Curso Profissional de “Técnico de Turismo”.

“Tentámos trazer pessoas com experiência na área do Turismo para que os alunos percebam que é preciso ouvir”, afirmou esta manhã o presidente da Adeptoliva no arranque do Fórum do Turismo – Renascer com o Turismo, que teve lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital. Daniel Costa referia-se, em particular, ao curso de  “Técnico de Turismo”, frequentado por 53 anos alunos e que certamente terão emprego garantido. “Este é um curso que muito nos orgulha”, continuou o responsável, contando que à entrada para o Fórum alguns dos promotores presentes solicitaram alunos que possam integrar as suas equipas de trabalho. “Este é um curso com enorme saída”, constatou o responsável, que disse esperar que os alunos “queiram” e que percebam que têm aqui “uma oportunidade”.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal foi um dos convidados do Fórum que, a fazer um balanço muito positivo da capacidade de atração turística de toda a região centro do país, da qual faz parte o concelho de Oliveira do Hospital, verificou que em 2018 a região pode vir a registar um total de 24 milhões de turistas estrangeiros. O responsável mostra-se, porém, preocupado com o facto de “escassearam os recursos humanos qualificados que tenham capacidade de entrar no mercado de trabalho. Destacou, por isso, a necessidade de mais recursos humanos qualificados e mais bem pagos, assim como a importância de “medidas de descriminação positiva para ajudar a alavancar o investimento privado”.

A presidir a um município que integra a Rede das Aldeias do Xisto e Rede de Aldeias de Montanha, entre outros projetos, José Carlos Alexandrino valorizou o trabalho em rede. Deu o exemplo de Aldeia das Dez que, por aquele motivo, é das mais visitadas do concelho de Oliveira do Hospital. Já sobre o curso da Eptoliva, o autarca oliveirense destacou o sucesso daquela formação com elevada empregabilidade. “Hoje a Eptoliva é uma escola muito bem conseguida”, referiu, evidenciando “a estabilidade financeira da escola” e atribuindo o mérito aos seus responsáveis. O autarca notou também o caminho que município tem seguido de promoção do concelho de Oliveira do Hospital, em torno do Queijo Serra da Estrela e que tem dado “bons resultados”. Uma situação que contrapõe com a que encontrou em 2009, quando chegou à presidência do município em que “não havia uma estratégia”.


O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, o Museu do Azeite também na Bobadela, o projeto Aspiring Geopark foram alguns em destaque no fórum promovido pela Eptoliva e no qual marcaram presença importantes promotores turísticos do concelho e da região.

Exit mobile version