A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, por unanimidade, o plano anual de atividades e o orçamento da Associação para 2024, num valor superior a 4 milhões de euros, instrumentos fundamentais para a continuidade do sucesso do projeto educativo da EPTOLIVA.
Na reunião que decorreu nas instalações do Pólo de Tábua, no Espaço CULTIVA, com uma significativa participação dos seus promotores, o Presidente da ADEPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, congratulou-se com o elevado número de jovens que mais uma vez escolheu a EPTOLIVA para continuar os seus estudos, registando uma população escolar de 296 alunos distribuídos por 20 cursos profissionais.
Igualmente destacada foi a atividade da EPTOLIVA no ano marcado pela comemoração do seu 32.º aniversário, com especial enfoque na internacionalização e interculturalidade da escola, onde o Projeto “EPTOLIVA – Em Rede PALOP” e a inauguração do EPTOLiving, o único alojamento de estudantes na região, possibilitaram o acolhimento de um maior número de alunos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, engrandecendo assim a dimensão intercultural da EPTOLIVA que, atualmente, tem 22% do total de alunos matriculados provenientes de 9 nacionalidades diferentes.
Também a recente aprovação de dois Centros Tecnológicos Especializados nas áreas de informática e digital, que resultaram do concurso público para financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), somaram mais um grande objetivo superado a juntar ao “Projeto Missão Futuros E9G”, resultado da candidatura à 9.ª Geração do Programa Escolhas, assim como os Projetos Locais Promotores de Qualificações de Nível B1/B2/B3 conseguidos para o Centro Qualifica. Estes foram alguns dos exemplos que, segundo o presidente da ADEPTOLIVA, “fizeram deste um ano inigualável em termos de conquistas da EPTOLIVA e demonstrativo da capacidade da Escola de querer e de fazer!”
“Com o inconformismo que nos caracteriza, procuraremos sempre fazer mais e melhor. Perante os desafios do presente e do futuro, manteremos a força e a determinação do primeiro dia. É neste compromisso que encaramos 2024 como mais um ano de grande exigência, com enormes desafios e oportunidades que queremos abraçar, continuando a perseguir o desígnio de termos uma Escola do e para Mundo”, referiu o Presidente da ADEPTOLIVA
Mas 2023 também foi um ano importante para a valorização profissional dos recursos humanos, nomeadamente, com o investimento feito na vinculação do pessoal docente e não docente a lugares do quadro da escola, que mereceu o reconhecimento da representante dos docentes, Helena Raimundo, como sendo a “maior vinculação efetuada na história desta escola, e que muito contribui para a valorização dos professores e condições de estabilidade no seu trabalho”.
A encerrar a Assembleia, Susana Mendes, Vereadora do Município de Tábua, deixou um reconhecimento à direção pelo compromisso exemplar na gestão pedagógica e financeira que tem estado na base da estratégia 30.30 e no consequente trabalho desenvolvido pela EPTOLIVA.
“Depois da clarividência dos projetos aprovados, vamos ter um ano de 2024 repleto de muitos mais sucessos que darão continuidade ao crescendo, tanto a nível nacional como internacional, que a EPTOLIVA já nos tem vindo a habituar”.
A vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, corroborou da qualidade e excelência do trabalho que tem vindo a ser feito, elogiando o dinamismo, a vitalidade e a cidadania responsável de uma “Escola que prepara Alunos para a Vida”, deixando um especial reconhecimento aos professores pela dedicação diária e pelo empenho com que se dedicam à missão de Formar Futuros.
Felicitando a EPTOLIVA pela dinâmica e sucesso amplamente reconhecidos e o seu orgulho no trabalho desenvolvido, David Pinto, Vereador do Município de Tábua, referiu-se “ao presente, que tem tudo para dar certo e ao futuro, que diariamente tão bem se prepara na EPTOLIVA”. Elogiou a capacidade e visão estratégica da escola que “em pouco menos de um ano, conseguiu preparar e acolher 35 alunos da Ilha do Sal, resultado da oportunidade de geminação do Município de Tábua com a Ilha do Sal”, assim como a recente aprovação do CTE Digital a instalar no polo de Tábua, que vem consolidar a estratégia que o Município tem para o Espaço CULTIVA.
O presidente da ADEPTOLIVA reiterou o seu agradecimento propondo um voto de louvor aos alunos, pessoal docente e não docente pelo contributo dado a mais um ano de sucesso da EPTOLIVA.
“É com base neste trabalho conjunto de todos os alunos, pais e encarregados de educação, funcionários, docentes, associados, promotores e comunidade, que a direção da ADEPTOLIVA continuará a apostar num ensino profissional de excelência que fazem da EPTOLIVA uma escola de referência na região e no país”.
Um agradecimento especial foi também deixado aos Municípios de Oliveira do Hospital e Tábua, nas pessoas dos seus respetivos presidentes, José Francisco Rolo e Ricardo Cruz, tendo a assembleia encerrado com o compromisso enunciado por Daniel Costa, que “Em 2024 Estamos Juntos a Formar Futuros pelo Mundo”.