Site icon Rádio Boa Nova

Eptoliva apresentou “sala tecnológica” na comemoração do 29º aniversário

A Escola Profissional Eptoliva, com sede em Oliveira do Hospital, comemorou na sexta-feira dia 13, o 29º aniversário, optando por uma sessão virtual que foi transmitida a partir das redes sociais “para o mundo”. A efeméride foi marcada pela inauguração de uma “sala de jogos” direcionada para o ensino gamificado.

O aniversário da Eptoliva é todos os anos aguardado com expectativa por toda a comunidade. Este ano não foi exceção, acontecendo porém de uma forma diferente devido à pandemia da Covid-19.

No início da sessão comemorativa que ficou marcada pela homenagem à professora Ana Alves, recentemente falecida, Daniel Costa, diretor da Eptoliva, considerou que 29 anos “é uma rica idade para uma escola profissional”. “Como sabem a Eptoliva foi uma das primeiras escolas profissionais do país e é com muito orgulho que estamos aqui para comemorar mais um aniversário da Eptoliva”.

Na sexta-feira foi dia de “reconhecer o trabalho e mérito de quem diariamente contribui para o sucesso de uma escola, porque uma escola é feita de um grupo de pessoas que se dedica e trabalho”. “Só assim é possível alcançar o sucesso”, considerou.

Na comemoração de um aniversário “diferente e atípico”, devido à pandemia, Daniel Costa disse a todos que “podem confiar na escola”. “Tudo faremos para minimizar todos os riscos”, frisou.

Tal como em aniversários anteriores, Daniel Costa agradeceu aos fundadores da Eptoliva: César Oliveira, Ivo Portela e Maria Antónia Matos. “Muito obrigado”, referiu

Num ano em que a escola conta com mais alunos, mais cursos e novos projetos, de que é exemplo o Centro Qualifica em Tábua, Daniel Costa está certo de que a Eptoliva presta um “verdadeiro serviço público e faz parte do projeto educativo da região”

Em dia de aniversário, a Eptoliva premiou os alunos pelo mérito, pela conclusão do seu ciclo de estudos e até os que ingressaram no ensino superior, com três mil Euros em prémios.

Também os professores, pessoal não docente, famílias, Juntas de Freguesia e os Municípios de Oliveira do Hospital e Tábua foram reconhecidos. “Só com um projeto conjunto podemos fazer o melhor pela educação na região”, observou Daniel Costa.

Em dia de festa para a Eptoliva foi também apresentado o mais recente projeto, “uma sala de aula totalmente inovadora”, que na prática é “uma sala com jogos didáticos e pedagógicos”. Está “ligada à gamificação do ensino porque é possível aprender e ensinar com jogo”, frisou Daniel Costa sobre a “Sala ITEC – Playroom 30.30”, explicando que alusão a “30.30” reporta para os 30 anos da Eptoliva que vão ser assinalados em 2021.

“Contra o inconformismo” e a liderar uma “escola vencedora”, Daniel Costa acredita que “o ensino profissional é o ensino do futuro”.

A recordar “os que foram capazes de criar a escola há 29 anos”, o presidente do Município de Oliveira do Hospital felicitou a Eptoliva pelo trajeto percorrido. Há 11 anos a presidir aos destinos do Município oliveirense, o autarca destacou  os quatro diretores da Eptoliva no mesmo período de tempo: Artur Abreu, Rogério Prazeres, o Joel Vasconcelos e agora Daniel Costa.

Neste percurso com o autarca de Tábua, José Carlos Alexandrino destacou a importância que ambos dão à educação. “A escola é o orgulho de Tábua e Oliveira do Hospital”, referiu Alexandrino, notando que por isso há “um forte forte investimento dos municípios porque apostamos na educação, que é sobretudo perspetivar o futuro”.

Jorge Brito, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) considerou “notável” o trabalho desenvolvido pela Eptoliva, apreciando sobretudo a forma como a escola está apostar na “digitalização”, de que é exemplo a Sala Tecnológica. A quantidade de prémios alcançados pela Eptoliva foi também apreciada por Jorge Brito. “A região tem orgulho de ter uma escola como a Eptoliva. Muitos parabéns a todos”, afirmou.

A lembrar que a Eptoliva é resultado do “ sonho” e da “aventura de três municípios”, também Mário Loureiro, presidente do Município de Tábua recordou os fundadores da escola.

“A minha opinião é de que o ensino é a base de tudo”, defendeu o autarca que, também, valorizou a criação do Centro Qualifica no polo de Tábua da Eptoliva. “É uma oportunidade diferente “, considerou Mário Loureiro destacando a oportunidade que assim é dada não apenas aos jovens, mas também aos adultos da região.

Sobre o atual momento, o autarca tabuense notou que “hoje é tudo diferente”. “Por isso, nós temos esta capacidade de nos adaptarmos. É um orgulho para um presidente de Câmara ver que o seu concelho e região é reconhecida. E ver uma escola que em cinco anos conquista 50 prémios nacionais e internacionais é deveras muito simpático”, considerou.

A Comemoração do 19º aniversário da Eptoliva contou ainda com a participação de Luís Presa, presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) e Sérgio Cunha Velho, presidente do Conselho de Administração da Fundação Sarah Beirão/António Costa Carvalho.

Veja a comemoração do 29º aniversário aqui.

 

Exit mobile version