No dia em que comemora 27 anos de atividade, escola profissional EPTOLIVA, em Oliveira do Hospital, acolhe, amanhã, 9 de novembro, pelas 10h30, o seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”,..
.no âmbito do projeto Educar para Prevenir dinamizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que tem a parceria da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Associação Recreativa e Cultural Catraiense (ARCC).
A abertura do seminário contará com a presença do presidente da ADEPTOLIVA, Daniel Costa; do presidente da FPCUB, José Manuel Caetano; da ARCC, José Carlos Coelho Oliveira; e do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino.
A sessão prosseguirá com a apresentação dos painéis “Projeto Eco-Escolas – Educar para a Responsabilidade Ambiental – EPTOLIVA” por Cláudia Carvalho; e “Apresentação e resultados do Projeto Educar para Prevenir” da FPCUB, por Irina Guerreiro. A sessão terminará com uma ação prática de controlo de invasoras, neste caso eucaliptos, na faixa de 100 metros de proteção na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, com a colaboração da Câmara Municipal.
Com a organização do seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”, os promotores pretendem mobilizar os voluntários participantes, com o apoio da comunidade académica, autarquias locais e personalidades da área científica e ambiental, tendo como objetivo enquadrar a realidade de um território ardido num contexto proactivo. Em cima da mesa estarão aspetos a debater como a identificação dos desafios a ultrapassar; a oportunidade de resolver a monocultura ao reabilitar territórios ardidos; a Biodiversidade como arma de combate ao fogo; a prevenção de longo prazo através de um melhor planeamento territorial; e a apresentação de resultados das restantes iniciativas do projeto Educar para Prevenir que têm vindo a ser desenvolvidas no concelho de Oliveira do Hospital desde o final de setembro.
No dia seguinte, 10 de novembro, será dinamizada mais uma “Oficina de Plantação Florestal” e caminhada com concentração pelas 9H30 junto à escola da Ponte das Três Entradas, aberta à população em geral e que visa a plantação de mil árvores (inscrições para ambas as iniciativas em http://educarparaprevenir.fpcub.pt/inscricoes).