Site icon Rádio Boa Nova

EPTOLIVA: 33 anos a oferecer “educação de qualidade”

Aos 33 anos de existência, a Eptoliva – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil está, hoje, mais consolidada que nunca e tem crescido a olhos vistos. São “33 anos a formar futuros e a oferecer uma educação de qualidade”. Foi esta a mensagem transmitida nas comemorações do 33º aniversário da escola que tem “dado cartas a nível nacional e internacional”.

Para Daniel Costa, presidente da instituição de ensino profissional, “esta é uma data especial” onde se “reconhece e se aplaude os fundadores da escola”, os Municípios [de Oliveira do Hospital e Tábua] que são parte ativa, o corpo docente e não docente e, claro, os alunos, “a razão de aqui estarmos”. Na cerimónia comemorativa, que decorreu na renovada Casa da Cultura César Oliveira, Daniel Costa dirigiu-se aos estudantes que “tiveram a inteligência de escolher esta escola” para considerar que a Eptoliva tem vindo a “antecipar o futuro da educação”.

A liderar a escola há uma década, o responsável recuou no tempo para afirmar que “a escola tem hoje o dobro dos alunos e dos docentes que tinha há dez anos”. Perante um universo de 320 estudantes, 80 são provenientes de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, o que faz da Eptoliva uma “escola inclusiva e multicultural”.

Considerada como “uma escola vencedora” que ganhou “mais de 100 prémios nos últimos anos”, a Eptoliva, com a sua estratégia 30.30, está focada em oferecer “educação com tecnologia e inovação”. Prova disso é a aprovação de dois Centros Tecnológicos Especializados (Informática e Digital), através do Plano de Recuperação e Resiliência, que estão já “em fase de concurso público”. “São três milhões de euros investidos na melhoria da qualidade de ensino na região”, sublinhou Daniel Costa.

A Eptoliva espera continuar, por mais décadas, a “prestar serviço público com educação para todos”.

Na cerimónia evocativa ao aniversário, a escola entregou diplomas e certificados a alunos diplomados, a alunos que participaram em estágios internacionais, mas também aos que se distinguiram pelo mérito escolar, competências profissionais, assiduidade, ingresso no ensino superior e desempenho em áreas artísticas, desportivas, científicas e tecnológicas: Também foram entregues, em cheque, quase 2500 euros, a alunos que alcançaram prémios, menções e distinções em concursos, projetos e atividades.

Na ocasião, também foram reconhecidos docentes e não docentes, pelo serviço prestado para o sucesso educativo da Eptoliva ao longo destas três décadas.

Região da Beira Serra está “bem servida”

Perante uma escola que tem levado a região da Beira Serra mais longe, os Municípios de Tábua e Oliveira do Hospital continuarão de mãos dadas com a Eptoliva pela “ajuda no desenvolvimento do território” e no “combate às assimetrias regionais”, como referiram os respetivos autarcas, Ricardo Cruz e José Francisco Rolo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Tábua, a “Eptoliva tem conseguido melhorar a cada ano”. Um crescimento notório “a formar futuros e a capacitar pessoas” para “um mercado de trabalho exigente”.

Por sua vez, José Francisco Rolo elogiou a escola que “soube crescer na inovação” e que conta, hoje, com altos níveis de empregabilidade. Para o autarca, a Eptoliva tem potenciado “a coesão territorial” e tem “proporcionado uma aprendizagem para o ensino superior” que se reflete no sucesso profissional dos jovens diplomados.

Carlos Daniel: “Só o conhecimento nos defende neste tempo em que vivemos”

Convidado de honra das comemorações do 33º aniversário da Eptoliva, Carlos Daniel, jornalista e diretor-adjunto da RTP, perante uma plateia repleta de alunos, mostrou a sua “preocupação” com o “avanço tecnológico”, nomeadamente com as redes sociais” que “fazem perder o respeito pelo outro”. O conceituado profissional da comunicação lamentou que, assim, também a “democracia e a liberdade” sejam postas em causa. A “solução” passa por tentar reverter a situação, voltando “ao espaço comum”, ao “café que era espaço de debate e está hoje abandonado”.

“Que nos voltemos a encontrar, a estar juntos e a respeitar o outro”, afirmou, considerando que “só o conhecimento nos defende neste tempo em que vivemos”.

Veja ou reveja aqui a cerimónia.

Confira os principais momentos através da galeria de fotografias »»

Exit mobile version