Site icon Rádio Boa Nova

Epto Futuros juntou campeões da superação e da ética no desporto

Demonstrar que a verdadeira superação vai além de simples vitórias, constituindo-se como um valor ético crucial e a base para um sucesso consistente, foi o argumento para o EPTO FUTUROS de Desporto com uma ação formativa subordinada ao tema “Superar o (Im)Possível”, promovida pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

O evento decorreu na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, e contou com a participação do Atleta Paralímpico, Jorge Pina, do Campeão Olímpico, Gabriel Mendes e do Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, José Carlos Lima, um painel de convidados de excelência que enriqueceu significativamente este encontro.

E como mencionou o presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, “as Conferências EPTO FUTUROS retomam hoje, já a sua 9.ª edição, estendendo-se até ao final do mês de julho de 2025, com um objetivo claro, abrir ainda mais a Escola à Comunidade, partilhar com especialistas, técnicos, atletas, figuras públicas, aquilo que são as suas experiências e os seus conhecimentos e, portanto, nós enquanto escola, aprendermos porque esse é o nosso objetivo. A escola não é só para ensinar, mas também é para aprender. E se pensarmos assim, todos os dias estamos a ensinar e todos os dias estamos a aprender”.

Recebendo o lema “Superar o (Im)possível”, este encontro que reuniu alunos, docentes, especialistas e figuras de relevo do panorama desportivo nacional pretendeu trazer momentos de forte inspiração e partilha de experiências, reforçando o poder da superação que, como disse Daniel Costa, “nesta escola não há impossíveis, e havendo vontade, havendo determinação, havendo empenho, conseguimos sempre superar-nos e às vezes até de uma forma que não estaríamos à espera”, reforçando ainda a missão da EPTOLIVA de ser uma escola que valoriza a ética, o esforço e a cidadania em todas as suas áreas de formação.

Um dos momentos marcantes foi a presença do Atleta Paralímpico, Jorge Pina, que partilhou o seu
percurso de superação e resiliência. A sua força e autenticidade marcaram todos os presentes com as suas palavras, “a força que eu tenho, vocês também têm, é preciso querer, onde há vontade não há limitações e ficar feliz por conseguir mostrar às outras pessoas que elas são capazes, ficar feliz pelos resultados do outro, fazê-lo trabalhar para conseguir chegar lá, esta é a minha missão”.

O EPTO FUTUROS contou ainda com a exibição do documentário “Etapa a Etapa”, um testemunho que retrata a impressionante viagem de bicicleta, de Lisboa ao Vaticano, deste atleta, com deficiência visual, que foi acompanhado por uma equipa de cinco guias, incluindo triatletas e ciclistas. O objetivo da jornada foi visitar diversos locais icónicos, e espalhar uma mensagem de esperança e resiliência, especialmente para aqueles que enfrentam obstáculos aparentemente insuperáveis.

E sob este propósito, também o Campeão Olímpico em 2024, Selecionador Nacional de Ciclismo de Pista, Gabriel Mendes, destacou que “o foco não é otimizar o rendimento das bicicletas, mas sim o rendimento do Homem” e que o sucesso vem da prática sustentada, do conhecimento e da resiliência, concluindo que “o sonho comanda a vida. Sonhem, e não parem de trabalhar para conquistar o que desejam”.

Ética no Desporto foi também o foco da intervenção de José Carlos Lima, Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, que reforçou a ideia que “ultrapassar limites é uma questão de hábito e repetição”, e que “valorizar o processo é tão importante quanto alcançar resultados”.
O evento incluiu ainda o reconhecimento de alunos atletas que se destacaram no seu percurso escolar e desportivo, mostrando que, como sublinhou Daniel Dinis Costa, “todos os nossos alunos são vencedores”, reconhecendo nesta oportunidade o empenho e o exemplo inspirador de jovens que são o reflexo do projeto educativo da EPTOLIVA.

Nuno Ribeiro, Vereador do Desporto do Município de Oliveira do Hospital, destacou a EPTOLIVA como “um parceiro fundamental nas iniciativas municipais”, realçando a importância de uma motivação positiva dos pais na prática desportiva dos seus educandos, deixando o apelo: “Desafiem-se sempre, tenham objetivos claros, lutem por eles, têm aqui bons exemplos, e se trabalharmos, se nunca deixarmos os nossos sonhos para trás, certamente que estamos mais perto de os conseguir alcançar”.

O EPTO FUTUROS de Desporto revelou-se, assim, como um meio privilegiado para o diálogo entre a escola, a comunidade e o mundo desportivo, reforçando o papel da EPTOLIVA como uma escola que forma com valores, promove atitudes saudáveis e prepara os seus alunos para vencerem dentro e fora do campo.

Exit mobile version