Site icon Rádio Boa Nova

EPTO FUTUROS: “Em Portugal estima-se que morram, por ano, seis mil pessoas à custa da poluição” alerta Francisco Ferreira

“Mobilidade com Ambiente” foi o grande tema de mais uma conferência EPTO FUTUROS, realizada ontem, que juntou especialistas da área…

…que defenderam o uso de carros elétricos em prol da saúde e do meio ambiente. A iniciativa teve lugar na escola sede da Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

Nesta Jornada Técnica do Curso de Manutenção Industrial Mecatrónica Automóvel, Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, defendeu que os carros a gasóleo e a gasolina prejudicam a saúde e são motivo de alterações climáticas. “Um carro a gasóleo ou um carro a gasolina têm muitas emissões de óxido de azoto. Em Portugal, estima-se que morram, por ano, seis mil pessoas à custa desta poluição gerada por vários poluentes”, referiu, alertando para os “grandes problemas em termos de qualidade do ar”.

Para além da influência na saúde das pessoas, o especialista acredita que as alterações climáticas também se devem às emissões do dióxido de carbono. “Em Portugal, o transporte rodoviário é responsável por mais de 25 por cento dessas emissões”. Para Francisco Ferreira, em 2050, “carros a gasóleo e a gasolina vão ser muito raros de encontrar” e estima que, em 2022 ou 2023, “o custo de um veículo elétrico, a gasóleo e a gasolina vai ser muito idêntico”.

Na ocasião, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, elogiou a iniciativa da Eptoliva. “Foi uma decisão inteligente, numa altura em que precisamos, nos domínios do ambiente e da sustentabilidade, sermos essencialmente inteligentes e razoáveis”. O vice-presidente relembrou que a escola profissional “há muito” que conseguiu o galardão Eco-Escola, assim como o Município oliveirense foi considerado “Ambientalmente Sustentável”, pela Associação Bandeira Azul da Europa.

“Temos um conjunto de boas práticas de prevenção e de uso sustentável dos recursos que envolvem a comunidade, os cidadãos, as empresas e as escolas”, afirmou José Francisco Rolo que adiantou que a autarquia está “a fazer um esforço no âmbito da mobilidade urbana”, nomeadamente “no desenho da conceção de um conjunto de ciclovias de uso partilhado”. “Queremos dar mais qualidade de vida e que as pessoas andem mais de bicicleta”, rematou.

Para Daniel Costa, presidente da Adeptoliva, associação que gere a Eptoliva, o curso de Manutenção Industrial Mecatrónica Automóvel “é um dos cursos com maior empregabilidade” e, por isso, continuará a ser lecionado no próximo ano letivo.

“A Eptoliva é uma open school, uma escola que está aberta à comunidade. Aqui os alunos não são apenas meros números. São pessoas e como pessoas é assim que devem ser tratados”, afirmou Daniel Costa.

Esta ação contou ainda com as intervenções de Manuel Rodrigues, presidente da VAB, Gustavo Pinto, representante da Divisão Após-venda da Caetano Auto e Bráulio Afonso, consultor de vendas da Jaguar Land Rover, M.Coutinho.

No final da sessão, Francisco Borges, aluno do 3º ano do curso, apresentou o Projeto de Empreendedorismo Living on 21th Century”.

Ao longo da tarde decorreu ainda o “Eptorally- Emissões Zero”, inserido nas Práticas Profissionais, com carrinhos de rolamentos, junto ao espaço da Nova Feira Mensal.

Exit mobile version