Site icon Rádio Boa Nova

Entrevista: Luís Filipe Torgal apresenta em livro “O Conselheiro, o Fidalgo e a «Casa de Baixo»”

A História da Fundação D. Maria Emília Vasconcelos Cabral, de que faz parte a Casa Museu Cabral Metello, está agora vertida em livro da autoria de Luís Filipe Torgal. O novo trabalho do conhecido historiador e professor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai ser lançado este sábado, dia 16 de novembro, no auditório da Casa Museu.

O desafio foi-lhe lançado pelo Conselho de Administração da Fundação D. Maria Emília Vasconcelos Cabral. Luís Filipe Torgal acedeu e tendo como “fonte original” todo o conhecimento que lhe foi partilhado por Paulo Marques, o “cuidador” do Museu, cruzou a informação com os documentos, cartas, atas da Fundação, fotografias, jornais… tendo também sido importantes os testemunhos de Lucinda Maria que conheceu o Fidalgo e Álvaro Assunção.

Ainda que habituado a desenvolver outro tipo de trabalhos, Luís Filipe Torgal deu à estampa, ao fim de “quatro meses”, a obra “O Conselheiro, o Fidalgo e a «Casa de Baixo». Um livro “pequenino”, baseado em factos históricos, de fácil leitura que, para além de proporcionar um melhor conhecimento da Fundação e da Casa Museu, vem também enriquecer o seu próprio espólio.

Aos leitores, o autor dá a conhecer o “percurso cívico e político” do Conselheiro (pai) e do Fidalgo (filho) que nunca teve uma vida profissional e que na opinião do autor foi um “dândi” que “viveu dos rendimentos”.

No livro, o Solar que se transforma em “Casa Museu” assume também o papel de “personagem essencial”. Sem entrar em “especiais pormenores”, Torgal faz uma “descrição mais ou menos vaga da Casa Museu e também da necessidade de lhe ser dada uma outra importância”. Afinal, na opinião do autor “este museu é o melhor do concelho de Oliveira do Hospital”.

“É uma das jóias da coroa aqui do concelho”, refere apontando para “toda a atmosfera que aqui se respira, por fora, por dentro, nos jardins e que merece algumas notas críticas”. Chega a sugerir que “provavelmente seria importante que algum especialista em museologia fizesse um projeto de renovação do museu”. “Acho que seria muito importante que isso acontecesse”, sublinha.

Editado desde janeiro deste ano, o livro vai ter o seu lançamento no próximo sábado à tarde, numa sessão que vai contar com várias individualidades e representantes de várias entidade, e em que o autor vai estar entre amigos. Um deles é Artur Abreu, responsável pela apresentação do livro.

Veja na íntegra a entrevista com Luís Filipe Torgal, realizada na Casa Museu Cabral Metello, no âmbito do ciclo de entrevistas que está a ser promovido pela Rádio Boa Nova.

Exit mobile version